Promovido não pela Coalizão COP das Baixadas, o evento é destinado a descentralizar o debate climático e deixar um legado positivo para as comunidades periféricas
A Yellow Zone é um programa de desenvolvimento comunitário, promovido pela Coalizão COP das Baixadas, destinado a descentralizar o debate climático e deixar um legado positivo para as comunidades periféricas.
As Yellow Zones foram baseadas no polígono chamado “Territórios das Baixadas”, apresentado durante 2ª Conferência das Baixadas em março de 2024. A ideia é expandir esse conceito para outros territórios nas futuras conferências das partes (COPs), criando zonas descentralizadas em diferentes espaços das cidades que sediarão as próximas COPs posteriores à COP-30.
O nome veio a partir da compreensão da organização da COP-30, que possui as zonas azul e verde dentro da espaço do evento. A zona azul (Blue Zone) é focada nas negociações e discussões oficiais da COP, já as zonas verdes (Green Zones), são voltadas para o engajamento público e a educação sobre questões climáticas.
Os principais objetivos da Yellow Zone são:
Descentralizar o Debate Climático: Levar discussões sobre mudanças climáticas para fora dos centros tradicionais, envolvendo comunidades periféricas e locais menos privilegiados, por meio de ações e eventos culturais.
Legado Comunitário: Deixar um legado duradouro para as comunidades locais através de capacitações, formação profissional e o desenvolvimento de infraestruturas como o Centro de Informações Turísticas e Comunitárias (CITC).
Turismo Social e Hotelaria de Base: Promover o turismo social e a hotelaria baseadas na comunidade, valorizando a cultura local e gerando renda para a população.
Mobilização Permanente: Manter um estado constante de mobilização e engajamento sobre pautas climáticas nas periferias, garantindo que esses temas estejam sempre em discussão.
Implementação e Expansão: Testar e otimizar o conceito da Yellow Zone em eventos menores, como a RCoy, COP das Baixadas e Encontro das Cidades, com o objetivo de implementar mudanças significativas nos territórios até a COP-30 em 2025.
Mapeamento e Envolvimento Comunitário: Criar mapas e roteiros turísticos a partir de pontos mapeados pela comunidade e incentivar organizações locais a se tornarem Centros de Informações Turísticas e Comunitárias.
Em resumo, a Yellow Zone visa criar um movimento contínuo e descentralizado de conscientização e ação climática, empoderando comunidades periféricas e promovendo um legado sustentável local.
Festival Yellow Zone
O Festival Yellow Zone é um evento inaugural destinado a lançar o projeto Yellow Zone junto à comunidade, sensibilizando parceiros, audiência e a população em geral sobre a importância do debate climático e seu impacto nos territórios.
O festival terá uma periodicidade regular, sendo realizado diversas vezes ao longo do programa para fortalecer continuamente as ações e reforçar o engajamento da comunidade. Uma vez estabelecida, a Yellow Zone permanecerá ativa até o fim do programa, garantindo a sustentabilidade das ações implementadas.
A primeira edição do festival ocorrerá de 1º a 15 de setembro nas Yellow Zones do Jurunas e Vila da Barca.
Cada edição do festival terá um tema específico, alinhado com datas comemorativas e relevantes, como o Dia da Amazônia e o Dia da Consciência Negra no Brasil. Isso permitirá que o festival aborde questões específicas e reforce as pautas em questão, promovendo discussões e ações focadas nesses temas.
Sobre a COP da Baixadas
A COP das Baixadas é um movimento de incidência com ações de educação climática, atividades culturais, de lazer e esporte nas comunidades. Possui como missão fortalecer as narrativas em defesa da Amazônia, de justiça climática e social para os territórios e as suas populações.
É uma rede que se propõe a pensar e construir coletivamente “a conferência que queremos” na Amazônia, rumo à COP 30 em Belém do Pará.
Saiba mais - Yellow Zone
Instagram: @yellowzones
Site: yellow-zone.org
Saiba mais - COP das baixadas
Instagram: @copdasbaixadas
Site: copdasbaixadas.org
Comments