Tecnologia deve chegar atrasada nas duas maiores capitais do Norte, em relação a outras capitais brasileiras
A estreia do 5G no Brasil, que aconteceu nesta quarta-feira (6), foi marcado por uma série de dúvidas, velocidade oscilante e corrida às lojas em Brasília para comprar planos e aparelhos. As demais capitais devem ter o serviço disponível até setembro deste ano, mas Manaus e Belém correm risco de sofrer atraso no início da tecnologia. As informações são da IG.
5G em Manaus e Belém
Quase todas as capitais do país devem ter a tecnologia 5G liberada no fim de agosto. Manaus e Belém devem atrasar e ficar para depois de setembro, destacou Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Anatel e presidente da Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede.
Fontes do mercado afirmam que nessas duas cidades a tecnologia pode ficar disponível até o fim do ano.
"Manaus é um pouco mais problemática. A cidade tem uma estação de recepção de satélite bem no Centro. Vamos ter que alterar esse local. Isso está sendo pensado. Então, vamos chegar no fim de agosto com tudo praticamente concluído e talvez duas tendo de ser prorrogadas, como Manaus e Belém", disse Moreira.
O tema deve ser debatido na próxima quarta-feira em reunião do Gaispi. Alejandro Adamowicz, diretor da GSMA, lembra que a ampliação do 5G vai exigir a ampliação dos investimentos em infraestrutura das teles, como a instalação de antenas e a construção de fibra óptica, que deve ficar acompanhada de maior flexibilização das regulamentações municipais.
Segundo a consultoria Omdia, o Brasil tem hoje ao todo 104 mil antenas instaladas para todas as tecnologias. Na China, esse número é de 1 milhão só para o 5G. Estimativa da GSMA aponta que é preciso instalar até dez vezes mais antenas 5G em relação ao 4G no Brasil.
"A rede 5G pura é mais cara porque é totalmente nova. E precisa de mais antenas", disse Adamowicz.
Leia o conteúdo na íntegra.
Quer receber mais notícias como essa? Faça parte do nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil do Instagram.
Junte-se a nós. Leia conteúdos exclusivos e acesse ferramentas premium. Assine o Belém Negócios. Planos a partir de R$9,90/mês.
Comments