top of page

Trump retira EUA do Acordo de Paris, com impacto negativo para a COP-30

Foto do escritor: Otto MarinhoOtto Marinho

A recente decisão do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris pela segunda vez cria um desafio significativo para a COP-30



trump retira EUA do acordo de paris
Foto: Jim Watson

Os Estados Unidos estarão fora do Acordo de Paris pela segunda vez, em medida anunciada pela Casa Branca, por meio de decreto, na última  segunda-feira, dia 20. A data marca a cerimônia de posse do presidente eleito Donald Trump e a mudança na política climática do país, em contraste com medidas impulsionadas pelo IRA (Inflation Reduction Act), na gestão anterior.


A recente decisão do presidente Donald Trump cria um desafio significativo para a COP-30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que será em Belém, no mês de novembro deste ano.



Desafios para a COP-30


Com a ausência confirmada dos Estados Unidos na COP-30, o Brasil enfrentará um desafio ainda maior para garantir a presença de líderes mundiais no evento, há uma dúvida se a China vai se fazer representar, se Xi Jinping viria ao Brasil, tais incertezas implicam em um esforço ainda maior do governo brasileiro e do Itamaraty. Entre outros problemas com a retirada do acordo estão e os impactos na agenda da COP-30 estão:


  • As políticas ambientais de Trump, que incluem o estímulo à produção de combustíveis fósseis e a redução de apoios à indústria de energia renovável.


  • Anúncios dos setores, como o financeiro, dizendo que vão baixar a barra das medidas de compliance com as questões climáticas dos seus investimentos.


  • Linha de oposição dura CONTRA restrições ambientais.


  • O despencamento das NDCS (Nationally Determined Contributions)



NDCS


A NDC é o coração do Acordo de Paris. No tratado, os países signatários acordaram que devem comunicar as ações que estão tomando para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Assim, juntas, as NDCs formam essas metas climáticas dos países. Essa é uma sigla em inglês quer dizer contribuições nacionalmente determinadas.


Os EUA são os maiores emissores históricos de gases do efeito estufa, responsáveis por cerca de 20% a 25% do dióxido de carbono liberado na atmosfera desde 1950 – emissão associada com um aquecimento de 0,2°C na temperatura global.


Trump também se comprometeu a revogar políticas ambientais do governo anterior, como o Green New Deal, e a cancelar a obrigatoriedade de fabricar carros elétricos. Para isso, ele disse que além da retirada dos EUA do Acordo de Paris planeja interromper a construção de parques de energia eólica no mar, focando particularmente na utilização de combustíveis fósseis.



Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page