Marcas adotam a tecnologia na tentativa de agregar valor aos produtos, além de evitar o uso do plástico comum
Embalagens feitas de mandioca? Para substituir o plástico na cadeia produtiva de suas embalagens, a Johnnie Walker passou a adotar invólucros feitos de uma planta bem comum no Brasil.
Esse foi o assunto do podcast Café com ADM, que recebeu Stelvio Mazza, CEO da Já Fui Mandioca, startup que está operando essa mudança na cadeia produtiva da multinacional.
A fábrica da empresa usa na produção o amido ou a fécula da mandioca brava, que não é própria para consumo humano.
A inovação está em unir biotecnologia com equipamentos criados pela startup, que transforma amido em uma embalagem 100% ecológica.
O maquinário diminuiu o tempo de produção e aumentou o número de embalagens fabricadas. Dessa forma, a empresa ficou viável comercialmente.
No catálogo, a empresa oferece potes, pratos e embalagens para delivery. A novidade são os potes de sorvete e de salada que viram adubo para jardim em 20 dias, com a água da chuva.
“A gente não vende embalagem, a gente vende justamente um conceito de economia circular. O desafio é justamente mostrar esse diferencial para o cliente, para que ele possa entender toda a cadeia, desde a produção até o descarte”, afirma Stelvio.
Com informações do site Razões para Acreditar.
Comments