Paciente de 78 anos voltou a enxergar um dia após a cirurgia.
Quem já leu o livro "O Físico", de Noah Gordon, sabe que retornar a visão a uma pessoa cega é um dos maiores desafios da medicina há séculos! As informações são do site Plano News.
Em Israel, uma potência tecnológica na área de medicina, foi realizado o primeiro transplante bem-sucedido de córnea artificial do mundo, restaurando a visão a um homem cego.
Córnea artificial Kpro integra-se à parede ocular
Vítima de cegueira há uma década, um homem de 78 anos teve a visão completamente restaurada por uma invenção científica inovadora. Por meio de um transplante de córnea sintética desenvolvida pela empresa israelense CorNeat Vision, o paciente conseguiu reconhecer seus familiares e ler um texto logo um dia após a cirurgia.
O primeiro paciente a testar a técnica foi operado no dia 3 de janeiro, no Rabin Medical Center, pelo professor Irit Bahar. Ele já havia passado por quatro transplantes de córnea humana, mas nenhuma delas foi eficaz na recuperação de sua visão.
O médico e cofundador da CorNeat, Gilad Litvin, relatou a emoção de presenciar a cura do paciente se concretizar: “Havia muitas lágrimas no quarto”, disse.
Comments