Palestras, debates e seminários com o objetivo de estabelecer relação institucional e cooperação com organizações públicas e privadas chinesas fazem parte da programação
O Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá receberá, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, o simpósio “Belém – China: Negócios e Oportunidades”. Palestras, debates e seminários com o objetivo de estabelecer relação institucional e cooperação com organizações públicas e privadas chinesas fazem parte da programação.
Brasil e a China são países tradicionalmente parceiros comerciais. Segundo a Agência Brasil e o Conselho Empresarial Brasil-China, as empresas chinesas investiram, em 2021, US$ 5,9 bilhões no Brasil. As companhias chinesas implementaram 28 grandes projetos empresariais em território brasileiro, retomando o ritmo de crescimento iniciado em 2016 e interrompido em 2019.
Milksom Campelo, coordenador de transferência de tecnologia e negócios da Fundação Guamá, organização social gestora do PCT Guamá, comenta que o evento vai reunir profissionais que discutirão investimentos entre o Brasil e a China de diversos pontos de vista.
“É uma grande oportunidade de discutirmos a potencialidade de Belém em relação ao mercado asiático, particularmente a China. Vamos tratar da atração de investimentos através do incentivo do comércio exterior. Várias profissionais relevantes estarão envolvidos em diversas atividades que irão proporcionar um aprofundamento sobre o assunto sob diferentes aspectos”.
“O workshop ‘Belém-China: Negócios e Oportunidades’, é uma oportunidade para empreendedores alavancarem sonhos com parceiros dispostos a investir e construir juntos”, comentou Luiz Arnaldo Campos, coordenador da Corint. “A China é um caminho para nossos empresários e uma enorme possibilidade para Belém”.
Programação
Terça-feira, 14 de fevereiro:
Abertura: 15h – 15h30
Prefeito Edmilson Rodrigues
Luiz Arnaldo Campos – coordenador da Corint
15h30 – 17h
Palestra: “China 2025: oportunidades para Belém na maior economia mundial”, com o professor Vladimir Milton Pomar
Quarta-feira, 15 de fevereiro
9h – 11h
Cooperação para atrair investimentos, palestra e debate: “Uma cidade (Shaoxin) e uma província (Shandong)”, com os professores Vladimir Milton Pomar e Antônio Carlos Silva (Instituto Confúcio)
14h – 17h
“Estratégias para a promoção do potencial econômico de Belém na China” – Coordenação: Professor Vladimir Milton Pomar
MESA 1: “Prefeitura Municipal de Belém: Apoio à Cooperação com a China”: Cláudio Puty (SEGEP), Apolônio Brasileiro (SECON) e André Cunha (Belemtur).
MESA 2: “O setor produtivo de Belém e suas potencialidades”: José Maria Mendonça (FIEPA) e Elizabeth Grunvaldi (ACP)
MESA 3: “Incentivos para a atração de investimento, apoio à exportação, contratos e legislação internacional”: José Bonifácio (Fundação Guamá – APEX); Bruno Leite (Receita Federal), Thiago Tuma Antunes (OAB/PA), Paulo Bengtson (SEDEME) e Lutfala Bitar (CODEC)
Quinta-feira, 16 de fevereiro
9h – 12h
Mesa: “Atração de Investimentos da China – Planejamento 2023/2024”; “Oficina para detalhamento de atividades”
Coordenação: Professor Vladimir Milton Pomar
Debatedores: José Maria Mendonça (FIEPA), Elizabeth Grunvaldi (ACP) e Sebastião Campos (Fecomércio).
Sobre o PCT Guamá – O PCT Guamá é resultado da parceria entre o Governo do Pará, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). É o Primeiro parque tecnológico a entrar em operação na região Norte do Brasil, tem como principal objetivo estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável.
Situado em uma área de 72 hectares entre os campi da UFPA e da UFRA em Belém, o Parque conta com mais de 40 empresas residentes, mais de 60 associados e 15 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos.
Serviço – Simpósio “Belém – China: Negócios e Oportunidades” ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro no Espaço Inovação do PCT Guamá, localizado na Avenida Perimetral da Ciência km 01, S/N – Guamá. Inscrições pelo site prefeitura.belem.pa.gov.br.
Fonte: Agência Pará
Conheça a Comunidade Belém Negócios. Faça networking e desenvolva novas habilidades. Siga o perfil do Belém Negócios no Instagram.
Commentaires