top of page

Semana De Trabalho De 4 Dias; A Tendência Embalada Pelas Empresas De Tecnologia

Foto do escritor: Rodrigo SouzaRodrigo Souza

Como as empresas de tecnologia estão orquestrando uma nova revolução


Em 1908, uma fábrica de algodão da Nova Inglaterra instituiu uma semana de trabalho de 5 dias.


A mudança inspirou outros a seguir o exemplo nos próximos 30 anos até que a Fair Labor Standards Act oficializou os fins de semana de 2 dias em 1938.


Agora, mais de um século depois, algumas empresas de tecnologia estão se despendo mais um dia da semana de trabalho, de acordo com a Inc.


Bolt, uma nova startup de comércio eletrônico gostosa...


... acabou de tornar sua semana de trabalho de 4 dias permanente após um teste de 3 meses. Em uma pesquisa em toda a empresa após o julgamento, os funcionários da Bolt notaram vários benefícios para o novo cronograma:


  • 84% disseram que eram mais produtivos

  • 86% disseram que eram mais eficientes com seu tempo

  • 84% viram melhora em seu equilíbrio vida-trabalho

Embora muitos tenham sido rápidos em elogiar a mudança como uma vantagem generosa para os funcionários da Bolt, o CEO Ryan Breslow diz que a mudança é egoísta — citando uma produtividade aprimorada em geral.


Ele também é rápido em mencionar que nem todas as empresas são adequadas para a mudança. Bolt faz questão de medir o impacto do trabalhador, o que ajudará a farejar quaisquer diminuições na produtividade ao longo do tempo.


Bolt não é o primeiro lugar para ver resultados positivos


O governo nacional da Islândia testou uma semana de trabalho de 4 dias entre 2015-2019 e descobriu que a produtividade dos trabalhadores permaneceu a mesma ou melhorou.


Mesmo no Japão — onde o workaholism é tão comum, há uma palavra para trabalhar demais até a morte, “kiroshi” — empresas como a Panasonic estão permitindo que os funcionários optem pelo cronograma de 4 dias.


Quanto a qual dia?


Bolt foi com as sextas-feiras, com a maioria dos funcionários trabalhando de segunda a quinta-feira para garantir que ninguém sinta que está perdendo nada no dia de folga.


O Wanderlust Group, uma startup que cria software para atividades ao ar livre, como passeios de barco e camping, também segue uma semana de trabalho de 4 dias, mas decidiu dar aos funcionários às segundas-feiras de folga.


Parece uma cura bastante eficaz para um caso das segundas-feiras. (The Hustle)


Você já segue Belém Negócios no Instagram?

Comments


bottom of page