top of page
Foto do escritorRodrigo Lopes

Retrospectiva Belém Negócios 2024: veja quais foram as principais notícias de fevereiro

Confira as notícias que foram destaque no portal BN durante o mês de janeiro deste ano


Leal Moreira Belém
Em formato avant-première, a Leal Moreira entregou sua nova loja conceitual em Belém no mês de fevereiro de 2024

Fevereiro de 2024 foi marcado por avanços significativos no Pará, com iniciativas que reforçam a expansão econômica, o fortalecimento do turismo, e preparativos estratégicos para eventos globais como a COP-30. O estado demonstrou comprometimento com a inovação e sustentabilidade, desde investimentos em energia elétrica até a mobilidade urbana com o anúncio de ônibus elétricos. Além disso, grandes eventos e ações de apoio ao setor empresarial e tecnológico reforçaram a posição do Pará como um hub promissor no cenário nacional e internacional. Esses marcos consolidam um mês de transformações que projetam o Pará para um futuro mais dinâmico e conectado.


Expansão


Turismo

  • Nova Rota Amazônica: Em Belterra, uma nova rota turística foi lançada, destacando o solo fértil da Amazônia como atrativo.

  • Terminais hidroviários: Estruturas exclusivas para cruzeiros começaram a ser planejadas nos terminais do Pará, alinhadas ao crescimento turístico.


Números

  • Exportações Agropecuárias: Em janeiro, o Pará alcançou US$ 138 milhões em exportações no setor agropecuário, mostrando o impacto da cadeia produtiva regional. Os dados são do sistema Agrostat, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e se referem a janeiro deste ano. O Pará se destacou como maior do agronegócio da Região Norte com um aumento de aproximadamente 5% e relação ao mesmo período de 2023

  • Mercado imobiliário em alta: O Norte registrou um aumento expressivo nas vendas de imóveis, refletindo a confiança no crescimento regional. Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e indicam uma alta de 38,1% no comparativo de períodos de 2022 e 2023


COP-30

  • CEO da Via Floresta e COP-30: A plataforma Belém Negócios iniciou com exclusividade para empresários e executivos, uma iniciativa voltada para o desenvolvimento do setor produtivo no mercado de sustentabilidade. A ideia é aproximar os negócios regionais das oportunidades que vão surgir antes, durante e depois do evento internacional COP-30, que acontecerá em Belém no ano de 2025. Um dos especialistas convidados foi José Mattos, executivo de sustentabilidade e empreendedor com mais de 25 anos de experiência em sustentabilidade e desenvolvimento amazônico.

  • Projetos e obras que ocorrerão em Belém para a COP-30 em 2025:. Durante lançamento do Anuário do Pará 2023-2024, a vice governadora do Pará Hanna Ghassan citou 7 obras realizadas na capital para preparar Belém para o evento.


Grandes Eventos


Inovação e Tecnologia

  • Ônibus elétricos em Belém: A cidade recebeu investimentos de R$ 120 milhões para implementar veículos elétricos em sua frota, destacando a sustentabilidade urbana.

  • Leal Moreira: Lançou uma loja inovadora com tecnologia imersiva, trazendo experiências inéditas ao mercado imobiliário, preparando mais uma novidade para seus clientes e parceiros, trazendo o mais alto padrão na nova loja, localizada ao lado do prédio sede, na Doca com João Balbi. O novo espaço, assinado pelos arquitetos José Jr e Ana Perlla, conta com sala imersiva, videomapping conceitual e mais.

    Em formato avant-première, a inauguração teve buffet assinado por Roberta Yamada e drinks de Paula Amaral, além de experiência exclusiva com a Gaudens, em uma experiência imersiva e gastronômica, onde o design e a tecnologia se conectaram em perfeita harmonia.

  • Hubs de recarga elétrica: BYD e Raízen Power anunciaram a construção de hubs em Belém, fomentando a mobilidade elétrica no Brasil.


Outros


Com o progresso evidenciado em fevereiro de 2024, o Pará se posiciona de maneira cada vez mais estratégica, consolidando seu papel como protagonista no Brasil e no mundo. As iniciativas inovadoras e os preparativos para grandes eventos, como a COP-30, não apenas reforçam a confiança no potencial econômico do estado, mas também abrem caminho para um futuro sustentável e conectado, onde o desenvolvimento é impulsionado pela colaboração entre setores públicos e privados, e pela busca contínua por soluções tecnológicas e ambientais.


Matéria produzida por Rodrigo Lopes

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page