Não aceite dicas de parentes e amigos - para começar a investir, é preciso ter um acompanhamento profissional adequado. Saiba como:
No Brasil, as pessoas estão se preocupando cada vez mais com o planejamento financeiro. Segundo uma pesquisa feita pela Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), 70% da população dizem fazer planejamento financeiro, porém, outro dado alarmante da mesma pesquisa, revela que 58% dos entrevistados dizem se informar sobre finanças por meio de amigos e parentes.
O levantamento, publicado em julho deste ano, demonstra que mesmo sendo um começo, buscar informações sobre dicas de investimentos com pessoas que não são capacitadas, pode pôr em risco o destino da suada economia.
Para entender melhor sobre o o assunto, o Belém Negócios perguntou à Fernanda Cabral, Sócia Fundadora da Fatto Capital, Educadora de Certificação Avançada em Mercado Financeiro pela FK Partners e Certificada CFP®️, CPA-20 e Ancord.
Quais profissionais um investidor iniciante deve procurar para cuidar de seu patrimônio?
Assessor de Investimentos
O assessor de investimentos foca sua atuação em clientes que investem ou que desejam começar a investir os recursos no mercado financeiro.
Seus serviços são remunerados pela instituição financeira a qual está vinculado, como a Fatto Capital, que é um escritório credenciado à XP Investimentos, uma corretora ou banco de investimentos. Por questões regulatórias de mercado, sua atividade deve respeitar regras e limites.
O que faz um assessor de investimentos?
Apresentação de investimentos
Esclarecimento de dúvidas
Planejador Financeiro
O planejador financeiro estuda as necessidades e o perfil de investidor. O objetivo é oferecer uma atuação personalizada e que atenda a demandas específicas de cada pessoa.
No entanto, há muitas diferenças para considerar nesta profissão. Em termos de qualificação técnica, o trabalho de planejador requer certificações diferentes. Por isso, a abordagem do planejador é mais ampla, observando diversos aspectos da vida financeira do cliente além dos investimentos.
Um planejador financeiro precisar ter os Certificados CFP®️, CPA-20 e Ancord, para exercer as seguintes atividades:
Organização de finanças
Identificação de alternativas de investimento
Alocação de recursos
Planejamento tributário
Planejamento para acumular patrimônio
A Certificação CFP®️ é mundialmente reconhecida, além de ser um dos documentos mais importantes para os profissionais que exercem as atribuições do planejamento financeiro.
Portanto, o CFP®️ (Certified Financial Planner) é uma certificação internacional que atesta a credibilidade do serviço prestado pelo assessor de investimentos. Para conseguir a certificação, o profissional deve realizar uma prova com 140 questões que requer conhecimento de várias áreas:
Planejamento financeiro;
Gestão de ativos e investimentos;
Planejamento de aposentadoria;
Gestão de riscos e seguros;
Planejamento fiscal;
Planejamento sucessório.
A Fatto Capital possui 100% de seus sócios fundadores certificados, o que garante a qualidade e excelência nos serviços prestados aos clientes.
Serviço
Quer receber mais notícias como essa? Faça parte do nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil do Instagram.
Junte-se a nós. Leia conteúdos exclusivos e acesse ferramentas premium. Assine o Belém Negócios. Planos a partir de R$9,90/mês.
Comments