top of page

Primeiro discurso de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos; confira os principais pontos

Foto do escritor: Rodrigo LopesRodrigo Lopes

Confira os principais pontos do discurso de Donald Trump enquanto 47º presidente dos Estados Unidos

Primeiro discurso de Donald Trump
Reprodução: BBC

Donald Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia marcada por declarações firmes e promessas de mudanças. Em seu primeiro discurso após ser empossado como o 47º presidente, Trump destacou a "nova era de ouro" que, segundo ele, começa agora para o país. Confira os principais trechos de sua fala:

1. América em Primeiro Lugar


Trump reafirmou sua política de colocar os interesses americanos acima de tudo. Ele prometeu recuperar a soberania do país e restaurar a segurança nacional, garantindo que a América será respeitada e admirada globalmente.

"A partir de hoje, nosso país florescerá e será respeitado novamente em todo o mundo. Seremos a inveja de todas as nações", declarou.

2. Reforma do Sistema de Justiça


O presidente criticou duramente o que chamou de instrumentalização política do Departamento de Justiça. Ele prometeu reequilibrar a balança da justiça e acabar com práticas que classificam como "cruéis e violentas".


3. Nova Era de Prosperidade


Trump anunciou uma visão otimista para o futuro dos Estados Unidos, destacando que a nação será "maior, mais forte e muito mais excepcional do que nunca". Ele declarou estar confiante de que o país está à beira de uma era de sucesso sem precedentes.


4. Críticas ao Governo Anterior


O discurso trouxe críticas severas às administrações anteriores, apontando uma "crise de confiança" e a ineficácia do governo em lidar com crises internas e externas. Trump destacou que o país falhou em proteger seus cidadãos e priorizou gastos com fronteiras estrangeiras em detrimento da segurança interna.


5. Imigração e Segurança Nacional


Um dos pontos centrais da fala foi a crítica à entrada ilegal de imigrantes no país. Segundo Trump, o governo anterior "forneceu santuário e proteção para criminosos perigosos", algo que ele promete combater com rigor.


6. Resposta a Desastres Naturais


Trump criticou a falta de preparo e a resposta insuficiente a desastres naturais recentes, como furacões e incêndios florestais, que devastaram estados como Carolina do Norte e Califórnia. Ele prometeu melhorias significativas na gestão dessas emergências.


7. Unidade e Renascimento Nacional


Encerrando seu discurso, Trump ressaltou a importância da honestidade para enfrentar os desafios que o país enfrenta e convocou os americanos a se unirem por uma nova era de renascimento e prosperidade.


Com um tom combativo e otimista, o discurso inaugural de Trump delineia os principais pilares de sua nova administração, com foco em soberania, segurança, e prosperidade. Os próximos anos serão cruciais para verificar se suas promessas serão cumpridas.


Leia abaixo a ÍNTEGRA do 1º discurso de Donald Trump, reeleito nos Estados Unidos


Muito, muito obrigado. Vice-presidente Vance, presidente da Câmara Johnson, senador Thune, chefe de justiça Roberts, juízes dos Estados Unidos, Suprema Corte, presidente Clinton, presidente Bush, presidente Obama, presidente Biden, vice-presidente Harris e meus concidadãos, a era de ouro da América começa agora.


A partir de hoje, nosso país florescerá e será respeitado novamente e em todo o mundo. Seremos a inveja de todas as nações e não permitiremos mais que nos aproveitem durante todos os dias da administração Trump. Colocarei muito simplesmente a América em primeiro lugar.


A nossa soberania será recuperada, a nossa segurança será restaurada. A balança da justiça será reequilibrada. A cruel, violenta e injusta instrumentalização do Departamento de Justiça e do nosso governo terminará.


A nossa principal prioridade será criar uma nação orgulhosa, próspera e livre. A América em breve será maior, mais forte e muito mais excepcional do que nunca.


Eu retorno à presidência confiante e optimista de que estamos no início de uma nova era emocionante de sucesso nacional. Uma maré de mudança está varrendo o país. A luz solar está sendo derramada sobre o mundo inteiro e a América tem a oportunidade de aproveitar esta oportunidade como nunca antes, mas primeiro, temos de ser honestos sobre os desafios que enfrentamos.


Embora sejam muitos que serão aniquilados por este grande impulso que o mundo está testemunhando nos Estados Unidos da América, enquanto nos reunimos hoje, o nosso governo enfrenta uma crise de confiança.


Durante muitos anos, um sistema radical e corrupto extraiu poder e riqueza dos nossos cidadãos, enquanto os pilares da nossa sociedade permaneciam quebrados e aparentemente em completo abandono.

Temos agora um governo que não consegue gerir nem sequer uma simples crise a nível interno, ao mesmo tempo que se depara com um catálogo contínuo de acontecimentos catastróficos no estrangeiro.


Ele não protege os nossos magníficos cidadãos americanos cumpridores da lei, mas fornece santuário e proteção para criminosos perigosos, muitos deles vindos de prisões e instituições mentais que entraram ilegalmente no nosso país vindos de todo o mundo.


Temos um governo que concedeu financiamento ilimitado à defesa das fronteiras estrangeiras, mas que se recusa a defender as fronteiras americanas ou, mais importante, o seu próprio povo.


Nosso país não pode mais prestar serviços baseados em tempos de emergência, como demonstrado recentemente pelas maravilhosas pessoas da Carolina do Norte que foram tão mal tratadas, e outros estados que ainda sofrem com um furacão que ocorreu há muitos meses ou mais recentemente, Los Angeles, onde assistimos a incêndios ainda tragicamente queimados há semanas, sem sequer um sinal de defesa.


Eles estão assolando as casas e as comunidades, afetando até alguns dos indivíduos mais ricos e poderosos do nosso país, alguns dos quais estão aqui sentados neste momento. Eles não têm mais casa. É interessante. Não podemos deixar isso acontecer. Todo mundo é incapaz de fazer algo a respeito. Isso vai mudar.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page