A previsão é que em 2024, 15 mil cruzeiristas circulem na capital Belém, em Alter do Chão e Santarém, no oeste do estado. Em 2023, o número foi de 13 mil passageiros. Já em 2019, ano anterior a pandemia, o número foi de 14 mil passageiros. Os dados são do instituto de consultoria Oxford Economics.
O Pará voltou a ser procurado pelos cruzeiros internacionais com maior frequência. Tanto é que a temporada 2023/2024 superou o ano pré-pandemia na totalidade de passageiros nos navios. A previsão é que em 2024, 15 mil cruzeiristas circulem na capital Belém, em Alter do Chão e Santarém, no oeste do estado. Em 2023, o número foi de 13 mil passageiros. Já em 2019, ano anterior a pandemia, o número foi de 14 mil passageiros. Os dados são do instituto de consultoria Oxford Economics.
No dia 31 de janeiro deste ano, por exemplo, o cruzeiro marítimo “Splendour of the Seas” atracou no trapiche de Icoaraci, distrito de Belém. O navio com bandeira das Ilhas Marshall trouxe a bordo 700 turistas e 540 tripulantes. O transatlântico ficou ancorado em Belém até as 19h e seguiu viagem para Devel’s Island, na Guiana Francesa.
Para o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Lucas Vieira, esses números reforçam os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura turística e também temos a chancela da ONU de sermos sede da COP-30. “Os olhos do mundo voltam para Belém, é o nosso grande momento de crescer mais, de atrair mais turistas, de investir mais para que todos conheçam nossa cultura, nossa culinária, nossos atrativos e principalmente, é o momento de deixar um legado para a população”, diz.
A TEMPORADA 2023/2024 – A temporada começou em outubro de 2023, com o cruzeiro Seabourn Pursuit ancorando em Alter do Chão, no dia 21. Em 2024, estão previstos cruzeiros até março. Em fevereiro, os cruzeiros Ambition, Vinking Sea, e Zaidan, devem aportar em Santarém. Em março, o navio Amedea deve aportar no trapiche de Icoaraci, no dia 11. Já no dia 24, o navio MSC Poesia aporta na Estação das Docas, um dos principais equipamentos turísticos de Belém. Já em Santarém aportam 7 navios, entre eles Zaadan, Viking Sea, Seabourn Quest, Vinking Sea, Amadea e Marina. E em Alter do Chão, estão previstos 6 navios durante o mês.
Leia Mais:
Descubra um novo jeito de fazer network e desenvolver novas habilidades com a Comunidade Belém Negócios
Acompanhe todas as notícias do Belém Negócios, entre para o Grupo no WhatsApp
Belém Negócios lança iniciativa Oficina de Negócios, um ambiente para preparar as empresas para a COP-30
Comments