Os novos ônibus possuem wi-fi, sistema de carregamento de aparelhos eletrônicos, ar-condicionado e baixa emissão de poluentes
Neste mês foram entregues os primeiros ônibus elétricos na capital paraense. A aquisição ocorreu por meio de processo de licitação e os novos veículos foram incorporados de imediato a frota da cidade. Os ônibus são da marca TEVX Higer, nos modelos AZURE A12BR e são considerados os mais modernos e eficientes do mercado.
Os veículos possuem o padrão de 12 metros de comprimento, zero emissão de poluentes e ruídos, além de ar-condicionado, espaço para carregamento de aparelhos eletrônicos. Os ônibus Azure possuem autonomia de 270 quilômetros, capacidade para até 76 passageiros além de carregamento total em menos de 3 horas.
Para o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esse é um marco sustentável na história da capital paraense: “A emissão de gases do efeito estufa vai ser bastante reduzida. Nós estaremos contribuindo já para mostrar ao mundo, durante a COP, que Belém é uma metrópole, e uma das poucas na região da Amazônia, que está de forma concreta dando o direito ao povo humilde de ir e vir em conforto, mas oferecendo também ao planeta condições de superar essa crise que está causando muitas catástrofes e atingiu a Amazônia recentemente com a seca em rios importantes, inclusive o Rio Amazonas”.
“O equipamento é extremamente silencioso. Um dos primeiros pontos é a redução do estresse do motorista. O passageiro também não vai ouvir barulho do motor dentro do ônibus e vamos ter o equipamento com ar condicionado funcionando para todo mundo usufruir", como explica Ana Valéria Borges, superintendente da SEMOB (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém) que complementou: “Estamos falando de uma preocupação real com o meio ambiente. Já vimos o que aconteceu em outras cidades do Brasil. Esse é o primeiro passo, sabemos que o caminho é longo, mas o primeiro passo tinha de ser dado”.
Para Marcelo Barella, diretor da Higer para a América Latina, é um orgulho para a TEVX Higer participar deste momento tão importante para Belém e levar para a cidade tecnologia de ponta em eletromobilidade:
“Esse é um veículo que certamente vai surpreender os usuários, não apenas pela sua condição exclusiva de acesso, mas principalmente por dispor de um sistema de climatização diferenciado, que foi testado e aprovado em Cuiabá como também em Dubai durante a COP-26, e que certamente agradará a população de Belém, que convive naturalmente com altas temperaturas em grande parte do ano”. O veículo que chega a Belém segue o padrão de excelência mundial da marca tendo segurança, conforto e eficiência operacional como pilares estratégicos da marca.
A renovação da frota
Segundo dados de 2023 da Semob, Belém conta com uma frota de 1.146 ônibus, sendo a idade média desses ônibus de 8,36 anos. Os dados apontam para o envelhecimento do maquinário utilizado para transporte público na capital evidenciando a necessidade de renovação da frota.
Em dezembro de 2023, foi homologado pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) com a ciência do Ministério Público do Estado (MPE), o acordo entre o Governo do Estado, o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Belém (Setransbel) e as prefeituras de Belém, Ananindeua e Marituba, para garantir o Novo Sistema Integrado de Transporte Público Coletivo de Passageiros de Belém, incluindo a aquisição de uma nova frota de ônibus climatizados para atender a população da Região Metropolitana de Belém (RMB).
A Região Metropolitana seria contemplada com 1000 ônibus novos no processo de renovação da frota. São 300 veículos adquiridos pelo Setransbel; 265 ônibus elétricos pelo governo estadual e outros 130 ônibus ou 200 micro-ônibus adquiridos pela Prefeitura de Belém. A meta seria renovar a frota até o ano de 2025, quando a capital paraense sediará a Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - COP 30.
Ao todo, através do processo licitatório da prefeitura de Belém, 213 novos ônibus chegarão na capital paraense, sendo 30 modelos elétricos. Todos os veículos contam com sistema de climatização (ar-condicionado) e com recursos de acessibilidade para quem tem locomoção reduzida.
Os 300 novos ônibus, adquiridos pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) com os descontos viabilizados pelo estado por meio da desoneração do setor de transporte, também terão ar condicionado, wifi, baixa ou nenhuma emissão de gás poluente e acessibilidade.
Bình luận