A iniciativa articula uma rede de conexões e possibilidades para promover a arte pensada e produzida por e para o povo brasileiro com eventos de grande produção

A iniciativa Caixa Cultural em Belém entregará a primeira unidade cultural do banco no Norte do país e será inaugurada em 2025, somando-se às ações do governo federal para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30). O espaço, que vai ocupar um dos pavilhões do Porto Futuro II, promete fomentar o mercado cultural da região.
Com a data de entrega prevista para outubro deste ano, o centro cultural oferecerá uma programação diversificada, incluindo exposições, shows, teatro, dança e oficinas. O destaque do espaço será um teatro com capacidade para 280 pessoas.
O banco conta ainda com unidades culturais em Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Criado em 1980, inicialmente em Brasília, o programa Caixa Cultural tem como objetivo promover e apoiar manifestações artísticas e culturais em diversas áreas, além de preservar a memória da Caixa Econômica Federal e do sistema financeiro brasileiro.
A Caixa cultural preserva e divulga um acervo artístico composto por quase 2 mil obras de artistas brasileiros, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e fotografias. Belém terá mais um espaço amplo para receber eventos culturais e de grande produçao.
Porto Futuro II
O Porto Futuro II, vai ocupar o espaço de cinco galpões cedidos pela Companhia Docas do Pará (CDP) ao governo estadual. Todos estão sendo recuperados e vão ser transformados em um complexo de lazer e gastronomia onde também funcionará o Museu das Amazônias. O museu vai ocupar uma área de 3 mil m² com 1,9 mil m² de área de exposição, valorizando o patrimônio imaterial da nossa região.
Komentar