top of page

Ministro do Turismo afirma que navios de luxo ajudarão a reduzir significativamente o déficit de leitos para a COP 30

Durante rodada de entrevista, o ministro ressaltou os investimentos de R$ 4 bilhões que estão sendo realizados em Belém para a realização da conferência da ONU, além do uso de navios como alternativa para reduzir o déficit de leitos na cidade


celso sabino
Foto: Nadja Kouchi

Durante entrevista na TV aberta, o ministro do Turismo e presidente executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, afirmou que os navios de luxo contratados pelo Governo Federal vão reduzir a demanda por leitos na cidade durante o evento. A autoridade também abordou diversos temas relacionados à sua atuação no comando da pasta, mas um dos assuntos que permeou sua participação foi a COP 30, que será realizada em Belém no mês de novembro.


Desde que a cidade foi anunciada como sede da COP 30, muito se discute sobre a disponibilidade de leitos para acomodar os participantes. Com uma capacidade estimada em 24 mil leitos, Belém enfrenta um déficit quando se trata de hospedagem. A expectativa é de que entre 50 e 60 mil pessoas precisem de acomodação, um número que ultrapassa a oferta disponível mesmo considerando toda a Região Metropolitana.


Durante a resposta à pergunta sobre a capacidade de Belém para receber os turistas e as delegações que participarão do evento, Sabino usou os leitos que serão disponibilizados com a chegada de navios em Belém para reiterar a estrutura para acomodar os turistas.


“O governo brasileiro tem investido significativamente na cidade de Belém, com mais de 4 bilhões de reais aplicados em obras de infraestrutura viária, sanitária e na construção de áreas de convivência. Em breve, também haverá um aumento expressivo na oferta de leitos, à medida que as acomodações previstas em navios comecem a ser disponibilizadas para o público”, destacou o ministro.

Ele completou afirmando que a COP 30 terá grande importância, uma vez que os líderes mundiais terão a oportunidade de discutir meio ambiente na maior floresta tropical do planeta.


“Essa COP de Belém, já conhecida como a COP da Floresta ou a COP da Amazônia, representa uma oportunidade singular. Pela primeira vez, a Organização das Nações Unidas e líderes globais poderão discutir a preservação das florestas tropicais do planeta a partir da maior delas - a Amazônia -, estando dentro dela ou às suas portas”.

Para o ministro, o governo estadual vem atuando na ampliação da rede hoteleira em Belém, e citou como exemplo o Círio de Nazaré, que em só dia recebeu cerca de 2 milhões de pessoas. “No ano passado, Belém registrou cerca de 90 mil turistas no Círio, que vieram de fora, e eu não tenho dúvida que a população de Belém do Pará vai receber as pessoas de forma carinhosa, calorosa”.


Comments


bottom of page