Com área regularizada e apoio técnico do governo, projeto avança para atrair investidores e impulsionar desenvolvimento econômico
A Prefeitura de Marituba, com apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), avançou nesta segunda-feira (16) nos trâmites para a criação do primeiro Distrito Industrial Municipal, que visa transformar o município em um polo estratégico de desenvolvimento econômico.
Durante uma reunião com representantes da Codec e da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Marituba (Codin), foi formalizado o pedido de suporte técnico e jurídico para viabilizar a implantação do empreendimento. A área doada pelo governo estadual, de 1.327 hectares, já foi devidamente regularizada e teve 197 hectares desmembrados para o início do projeto.
Potencial econômico e localização estratégica
Segundo Lutfala Bitar, presidente da Codec, a iniciativa é estratégica para a Região Metropolitana de Belém (RMB).
"A localização privilegiada de Marituba, próxima à BR-316, favorece o setor de logística e transporte, além de atrair investidores com os benefícios oferecidos pelo modelo de área incentivada", destacou.
Para Antônio Armando, representante da Prefeitura, o apoio técnico da Codec é fundamental:
"Essa parceria será crucial para o avanço do projeto, garantindo um Distrito Industrial moderno que impactará positivamente na geração de empregos e na qualidade de vida da população."
Próximos passos
O projeto agora depende da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Codec, que oficializará o apoio técnico e jurídico para acelerar as etapas de implantação.
Além de Marituba, a Codec já atua em iniciativas semelhantes, oferecendo suporte para outros municípios que buscam estruturar distritos industriais municipais.
A área doada está situada no Km 02 da PA 483 (Rodovia Alça Viária) com uma Área total de 415,0897 Hectares. Desta área, serão 197,4810 Hectares destinados para a implantação do Distrito Industrial.
Marituba em números
Localização:
Município da Região Metropolitana de Belém (RMB).
Distância de 11 km da capital, Belém.
Localizado próximo à Rodovia BR-316, um eixo estratégico para logística e transporte.
Território:
Área total: 103,21 km².
Representa 6% da Região de Integração Guajará (RIG) e 0,01% da área do Estado do Pará.
População:
Total estimado: 131.521 habitantes.
Representa 6% da população da Região de Integração Guajará (RIG - formada pelos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará) e 1,53% da população do Pará.
Densidade demográfica: 1.274 habitantes por km².
Faixa etária predominante: 73,7% têm entre 15 e 69 anos.
Economia:
Produto Interno Bruto (PIB): R$ 1,9 bilhão.
Percentual do PIB: 4,46% da RIG / 1,18% do Estado do Pará.
Composição do PIB: Serviços: 49,4% / Administração Pública: 27% / Indústria: 10,3% / Agropecuária: 0,1% / Impostos sobre produtos: 13,2%.
Setores Econômicos e Empregos:
Total de empregos formais: 15.843 vínculos / Serviços: 5.336 vínculos / Administração Pública: 3.965 vínculos.
Principais setores empresariais: Comércio: 316 empreendimentos / Serviços: 190 empreendimentos.
Matéria produzida por Rodrigo Lopes com informações da Agência Pará
Comments