Mais de 21 mil novos negócios são registrados no Pará; saiba mais
- Otto Marinho
- 14 de mar.
- 2 min de leitura
Aumento de 20,5% na formalização de empresas em relação aos últimos quatro anos, impulsionado pelo ambiente econômico favorável e pela expectativa da COP 30

O estado do Pará registrou a abertura de 21.851 novas empresas nos primeiros meses de 2025, um aumento significativo em comparação ao mesmo período de 2021, quando foram registradas 18.134 novas empresas. O crescimento reflete a expansão de 20,5% no número de negócios formalizados no estado.
Segundo balanço mercantil o Microempreendedor Individual (MEI) segue liderando, com 16.657 registros. Em seguida, aparecem os Empresários Individuais, com 1.171 novas empresas, e as Sociedades Limitadas (LTDA), que somaram 3.954 novas formalizações.
Entre os setores que mais cresceram, o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios segue como a atividade com maior número de aberturas, totalizando 1.085 novas empresas. Logo atrás, está o setor de promoção de vendas, que inclui serviços de recepção, planejamento financeiro, contabilidade entre outro com um total de 921. Seguidos pelo o setor de salões de beleza com 699 estabelecimentos, observamos também um crescimento no setor de restaurantes e similares com 495.
Além do avanço no número de novas empresas, a Jucepa também registrou um crescimento no volume de processos de constituição de empresas nos últimos meses. Foram 5.194 processos analisados pelos e técnicos de registro mercantil, ou seja, um aumento de 17,91 % em relação ao mesmo período de 2024. A expectativa é que esse ritmo de crescimento se mantenha ao longo do ano, impulsionado pelo fortalecimento do ambiente empreendedor no Pará e pelas oportunidades geradas pela realização da COP 30 na capital paraense.
Brasil tem alta de 27% na abertura de pequenos negócios em fevereiro
O Brasil observou um aumento de 27% na abertura de pequenos negócios em fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O dado foi divulgado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na 4ª feira (12.mar.2025), com base nas informações do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da RFB (Receita Federal do Brasil). No total, foram inaugurados mais de 433 mil novos empreendimentos de pequeno porte, o que representa 96,7% do total de empresas abertas no país durante esse período.
O crescimento, que supera o registro de 354 mil pequenas empresas abertas rtas em fevereiro de 2024, indica uma tendência positiva no ambiente de negócios brasileiro. Até o momento, o ano de 2025 já registrou a criação de mais de 1 milhão de novas empresas de todos os tamanhos e setores.
Os MEI (microempreendedores individuais ) se destacaram em áreas como transporte rodoviário de carga, com 15,9 mil novos registros, atividades de malote e de entrega, com 15,2 mil, e serviços de cabeleireiros e beleza, com 14,9 mil. No segmento de ME (microempresas) e empresas de EPP (pequeno porte), as atividades de publicidade lideraram com 7,6 mil novas empresas. Foram seguidas por serviços na área da saúde, exceto médicos e odontólogos, com 7,2 mil, e restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas, com 7 mil novos negócios.
Estava procurando algo diferente dos slots tradicionais e encontrei o https://aviatorbet.br.com/demo. Aqui no Brasil, os jogos de aposta estão cada vez mais populares, mas esse me chamou a atenção pela simplicidade e pelo fator estratégico. Você precisa saber o momento certo de parar antes que o avião caia. Joguei algumas rodadas na demo e percebi que dá para criar boas táticas. Agora quero testar com apostas reais e ver até onde consigo chegar!