Acredita-se que o diamante tenha sido criado quando um meteorito ou um asteroide atingiram a Terra há mais de 2,6 bilhões de anos
O maior diamante de corte conhecido do mundo foi exibido em público pela primeira vez na segunda-feira antes de sua venda. O Enigma, o nome do raro diamante carbanado preto, foi colocado em exibição em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Acredita-se que o diamante tenha sido criado quando um meteorito ou um asteroide atingiram a Terra há mais de 2,6 bilhões de anos, de acordo com a especialista em joias da sotheby's, Sophie Stevens.
"Ter um diamante preto com face natural deste tamanho é uma ocorrência extremamente rara e suas origens estão envoltas em mistério - acredita-se que foram criadas a partir de um impacto meteórico ou tendo realmente emergido de um asteroide portador de diamantes que colidiu com a Terra", disse a Sotheby's em um comunicado.
Uma das substâncias mais difíceis de cortar, o diamante de 555,55 quilates nunca foi mostrado por seu dono anônimo nos últimos 20 anos, mas especialistas o transformaram em uma joia de 55 faces.
Sua forma foi inspirada no símbolo de poder e proteção em forma de palma do Oriente Médio, o Hamsa, que também está associado com o número cinco.
"É muito diferente", disse Stevens da joia, que detém o recorde mundial do Guinness como o maior diamante cortado.
Depois de estar em exibição em Dubai, o Enigma também será levado para Los Angeles e Londres, antes de um leilão on-line de sete dias começa em 3 de fevereiro.
O que a Sotheby chamou de "maravilha cósmica" poderia muito bem ir a um licitante de bitcoin, disse Stevens.
"Estamos aceitando a criptomoeda para o diamante, o que fizemos por outras pedras importantes", disse ela.
No ano passado, em Hong Kong, o diamante Key 10138 foi vendido por 12,3 milhões de dólares que foi pago em criptomoedas. (NDTV)
Você já segue Belém Negócios no Instagram?
Comments