Após decisão judicial, a maçã não vai mais ter como obrigar fabricantes de jogos a pagar 30% de pagamentos realizados por usuários.
Em agosto passado, o criador de "Fortnite" (Epic Games) processou a Apple por suas políticas de pagamento na App Store.
Especificamente, a Epic queria vender produtos digitais dentro de seu próprio jogo sem ter que pagar a comissão de compra de 30% da Apple no aplicativo.
Na sexta-feira, um juiz federal emitiu uma decisão sobre o caso
E a fabricante do iPhone ganhou em um ponto importante: a Epic não conseguiu provar que a Apple é monopolista em relação à sua App Store. No entanto, outra decisão poderia colocar bilhões dos lucros da Apple em risco.
Uma liminar judicial, que entra em vigor em 90 dias, impedirá a Apple de bloquear os desenvolvedores "de direcionar seus usuários para opções de pagamento de terceiros", segundo a Polygon.
Lucro da App Store da Apple...
... pode ter atingido a casa dos US$ 15 bilhões em 2020, o que é 20% de todo o lucro da empresa, de acordo com detalhes do julgamento relatados pelo The Information.
Outros destaques da decisão de 185 páginas do juiz:
Aplicativos de jogos fornecem a maioria dos lucros;
Os 1% mais altos dos gastadores foram responsáveis por 64% da receita e
Esses grandes gastadores caíram $2,7 mil em média anualmente;
O trem de dinheiro da App Store vai diminuir...
... se aplicativos suficientes direcionarem seus pagamentos para longe do imposto de 30% da Apple. Os desenvolvedores ainda não podem fazer seu próprio serviço de pagamento dentro dos aplicativos, e não há garantia de que os usuários deixarão a App Store para fazer um pagamento.
As ações da Apple caíram 3% na decisão, tirando US$ 80 bilhões de sua capitalização de mercado. Ninguém está chorando pela companhia, no entanto... Ainda vale $2,5T.
Comments