Oito avenidas passam por reestruturação e obras prometem preparar Belém promovendo a reconstrução de quase 25 quilômetros de ruas e avenidas para o evento climático da ONU
Desde o anúncio da oficialização de Belém como anfitriã da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a cidade recebeu importantes intervenções urbanas que prometem repaginar e preparar a capital paraense para receber adequadamente o grande volume de visitantes estimado para participar do evento internacional que será realizado em novembro de 2025.
Vias que estão recebendo investimentos
Avenida Dr. Freitas
Avenida Júlio César
Rua Belém
Rua Municipalidade
Avenida Duque de Caxias
Avenida Senador Lemos
Avenida Visconde de Souza Franco
Avenida Almirante Tamandaré
O financiamento dispõe de mais de R$ 4 bilhões e provém de uma parceria entre o Tesouro Estadual, a Binacional Itaipu e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Intervenções estratégicas
Entre as obras em destaque está a requalificação da Avenida Duque de Caxias, iniciada em dezembro de 2024. Essa via conecta pontos-chave, como o Aeroporto Internacional de Belém, o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e o Parque da Cidade, que sediarão, respectivamente, a Blue Zone e a Green Zone da COP30.
As melhorias incluem sistemas de controle de tráfego com monitoramento por vídeo, faixas de pedestres com iluminação em LED, ampliação de calçadas, implantação de ciclovias e 10 novas paradas de ônibus equipadas com Wi-Fi e totens informativos.
Outras obras em andamento
Além da modernização das avenidas, a cidade avança com o BRT Metropolitano na Rodovia BR-316, que contará com dois viadutos em Ananindeua e outros dois na entrada de Belém.
Outro destaque é a ampliação da Rua da Marinha, situada no “Polígono da COP”, que passará de duas para seis faixas de rolamento. A obra deve beneficiar moradores de seis bairros e melhorar o fluxo de veículos na região central.
Impacto para a COP30 e legado
Essas intervenções não só visam atender às demandas logísticas do evento internacional, mas também deixar um legado de infraestrutura para a população de Belém e proporcionando um ambiente favorável ao surgimento de novos negócios no entorno das vias.
留言