top of page
Foto do escritorRodrigo Lopes

COP30: 8 avenidas de Belém recebem investimento que somam R$ 4 bilhões

Oito avenidas passam por reestruturação e obras prometem preparar Belém promovendo a reconstrução de quase 25 quilômetros de ruas e avenidas para o evento climático da ONU


Nova Doca em Belém
Foto: Reprodução Agência Pará - Augusto Miranda

Desde o anúncio da oficialização de Belém como anfitriã da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a cidade recebeu importantes intervenções urbanas que prometem repaginar e preparar a capital paraense para receber adequadamente o grande volume de visitantes estimado para participar do evento internacional que será realizado em novembro de 2025.


Vias que estão recebendo investimentos


  • Avenida Dr. Freitas

  • Avenida Júlio César

  • Rua Belém

  • Rua Municipalidade

  • Avenida Duque de Caxias

  • Avenida Senador Lemos

  • Avenida Visconde de Souza Franco

  • Avenida Almirante Tamandaré


O financiamento dispõe de mais de R$ 4 bilhões e provém de uma parceria entre o Tesouro Estadual, a Binacional Itaipu e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Projeto da nova doca em Belém
Nova Doca - Reprodução Agência Pará

Intervenções estratégicas


Entre as obras em destaque está a requalificação da Avenida Duque de Caxias, iniciada em dezembro de 2024. Essa via conecta pontos-chave, como o Aeroporto Internacional de Belém, o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e o Parque da Cidade, que sediarão, respectivamente, a Blue Zone e a Green Zone da COP30.


As melhorias incluem sistemas de controle de tráfego com monitoramento por vídeo, faixas de pedestres com iluminação em LED, ampliação de calçadas, implantação de ciclovias e 10 novas paradas de ônibus equipadas com Wi-Fi e totens informativos.


Nova Avenida Júlio César
Nova Avenida Júlio César - Reprodução SEURB

Nova Avenida Duque de Caxias
Nova Avenida Duque de Caxias - Reprodução O Liberal
Parque Linear na Avenida Tamandaré
Parque Linear na Avenida Tamandaré - Reprodução Agência Pará

Outras obras em andamento


Além da modernização das avenidas, a cidade avança com o BRT Metropolitano na Rodovia BR-316, que contará com dois viadutos em Ananindeua e outros dois na entrada de Belém.


Outro destaque é a ampliação da Rua da Marinha, situada no “Polígono da COP”, que passará de duas para seis faixas de rolamento. A obra deve beneficiar moradores de seis bairros e melhorar o fluxo de veículos na região central.


Impacto para a COP30 e legado


Essas intervenções não só visam atender às demandas logísticas do evento internacional, mas também deixar um legado de infraestrutura para a população de Belém e proporcionando um ambiente favorável ao surgimento de novos negócios no entorno das vias.

留言


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page