Pesquisa Mensal da Indústria divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE mostra que cinco dos 15 lugares pesquisados, o setor industrial paraense foi um dos que apresentou queda em abril
O estado do Pará é conhecido como um dos mais influentes da federação quando o assunto é potencial extrativista ou mineral, tendo este setor como principal atividade econômica . Mas um levantamento recente divulgado por órgãos oficiais demonstram que o mesmo vive um momento de instabilidade, ainda como reflexo da pandemia e da dependência do mercado internacional.
Os números revelam que a indústria nacional registrou um leve recuo de 0,5% em abril se comparado a março. Os números foram apresentados pela Pesquisa Mensal da Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMI/IBGE), na última sexta-feira (14).
Dos 15 locais pesquisados, cinco também seguiram em queda naquele mês: Pará, Bahia, Goiás, Minas Gerais e a região Nordeste. O Estado do Pará, na região Norte foi o que mais apresentou retração em sua indústria local, com 11,2%.
A economia do Pará baseia-se no extrativismo mineral (ferro, cobre, bauxita, manganês, ouro, níquel, estanho, calcário), vegetal (madeira), na agricultura, pecuária, indústria e no turismo.
De acordo com o analista da PIM Regional, Bernardo Almeida, a indústria paraense foi uma das principais influências negativas sobre o resultado nacional. "O setor extrativo foi o que mais influenciou esse comportamento negativo para o Pará", disse o especialista pelo fato de ela ser pouco diversificada.
Principais setores do estado
68,7% Extração de minerais metálicos.
11,5% Serviços industriais de utilidade pública.
9,4% Construção.
3,5% Metalurgia.
3,0% Alimentos.
Setores representam 96,1%89,6% da indústria do estado.
fonte: Portal da Indústria
Setor mineral já apresentava queda em 2022
A indústria extrativa do Pará é fortemente influenciada pela extração de minério de ferro e a produção dessa commodity pode ser acompanhada pela sua quantidade exportada, haja vista que o ferro extraído no estado é quase todo comercializado no mercado internacional.
De acordo com levantamento da FAPESPA baseado em dados do IBGE - No ano de 2022, a exportação do ferro paraense foi 9,5% menor em comparação ao ano anterior. Vários países reduziram a demanda pelo minério paraense, mas o impacto maior foi na queda da demanda chinesa, decorrente de duras restrições relacionadas à Covid-19 e do fato de o setor imobiliário daquele país ter enfrentado crise de liquidez e demanda fraca.
Em segundo lugar, em ternos de influência no cenário nacional aparece a Bahia, com queda de 5,4%.
"Os setores de derivado e petróleo e também de produtos químicos foram os setores que mais influenciaram esse comportamento da indústria baiana nesse mês de abril", acrescentou Bernardo.
Na análise do economista Newton Marques, o recuo de 0,5% na indústria nacional em abril não é "de todo ruim". "Mas é um número que não é positivo por conta de que a indústria está reagindo abaixo do que estava sendo esperado", finalizou.
O Pará é o segundo estado com a maior produção mineral no Brasil. Esse é um dos levantamentos apontados pelo “Boletim da Mineração 2023”, lançado oficialmente pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) no último mês de agosto de 2023.
Diversidade mineral
Em escala nacional, o Pará tem se mantido acima de 20% na participação brasileira de produção. De acordo com a análise de dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), em 2021, o estado teve uma produção de 369,4 milhões de toneladas de minério, equivalente a 21,2% da participação na produção nacional.
O destaque vai para o alumínio, que corresponde a 89,4% de tudo o que foi produzido no país. Já na produção estadual, o ferro bateu a marca de 192,3 milhões de toneladas em 2021. É o minério mais produzido no Pará, além de representar 33,8% da produção brasileira.
Este conteúdo será atualizado para adicionar cometários de instituições e especialistas no assunto
Um dia, meu irmão mais velho começou a falar sobre NASCAR e eu fiquei boiando, não sabia nada. Resolvi procurar mais sobre o assunto e acabei encontrando o www.nascarbrasil.com . O site é muito completo, tem tudo que você precisa saber sobre as corridas, desde notícias até detalhes dos pilotos e equipes. E ainda tem umas promoções que fazem valer a pena acompanhar. Achei o site fácil de navegar e cheio de informações úteis. Agora eu entendo tudo o que meu irmão fala sobre NASCAR e até comecei a curtir assistir as corridas com ele.