top of page

Impulsionada pela COP-30, abertura de empresas no Pará cresce 60% e bate recorde em janeiro

Foto do escritor: Otto MarinhoOtto Marinho

Estado registra 4.198 novos negócios nos primeiros 13 dias de 2025, com destaque para os setores de serviços, comércio e indústria, em preparação para o evento global



recorde de abertura de empresas no Pará
Fonte: Gustavo Frazão

Informações da Jucepa apontam que mais de 4 mil novas empresas foram registradas nos primeiros 13 dias de 2025, um recorde para o mês de janeiro. O Pará registrou 4.198 novas empresas, um aumento de 60% em comparação ao mesmo período de 2024, que fechou o intervalo com 2.473 negócios formalizados. Um momento de aquecimento econômico em diversas áreas do mercado paraense, especialmente nos setores de serviços, comércio e indústria, que se preparam para a COP-30, a ser realizada em novembro deste ano na capital.


A COP-30 na capital paraense é um dos fatores para o desempenho positivo e para auxiliar no fomento do mercado, a Junta Comercial tem investido na modernização do processo de formalização das empresas, adotando medidas como a digitalização de processos, simplificação das etapas e maior agilidade no registro.


O presidente da Jucepa, Felipe Meirelles, analisa os resultados:


"Temos a oportunidade de mostrar todos os produtos, benfeitorias e movimentos do mercado do nosso estado. Isso vai abrir diversas oportunidades para a população. Irá aquecer a economia, gerar mais empregos e impulsionar o turismo dentro do nosso estado. Com base nos números que estamos identificando, que são extremamente positivos, fica claro o legado que a COP30 vai deixar para o nosso estado, especialmente para a nossa capital."

Ouça o que disse o presidente da Jucepa, Felipe Meireles

Agilidade na abertura


A parceria com outros órgãos estaduais e federais também têm dado suporte para que pequenos e médios empresários consigam acessar linhas de crédito, capacitação e orientações jurídicas, fortalecendo o ecossistema empresarial.


Com a projeção de continuidade desse crescimento, o Pará segue se destacando como um dos Estados com maior potencial de desenvolvimento econômico na Região Norte. A perspectiva é de que o bom desempenho observado em janeiro seja apenas o início de um ano promissor, com mais empresários buscando formalizar seus negócios e aproveitar o ciclo positivo da economia.


JUCEPA


A Junta Comercial é a porta de entrada e também a porta de saída para toda e qualquer empresa que queira iniciar ou encerrar um empreendimento, seja ela um registro de empresário ou uma sociedade empresarial. O empreendimento somente adquiri personalidade jurídica após o seu registro na Junta Comercial, sem o qual não poderá se registrar e licenciar junto aos demais órgãos na esfera Federal (CNPJ), Estadual (Inscrição Estadual) e Municipal (Alvará de Localização).


A Jucepa dispõe de uma Estrutura Organizacional Básica, definida pela Lei Federal n.º 8.934 e outra denominada de Estrutura Organizacional Complementar definida pela Lei Estadual n.º 6.874 de 29 de junho de 2006. 


Abertura de empresas no país em 2024


O Brasil encerrou 2024 com um número recorde de novas empresas abertas, o que reforça um ambiente favorável para o empreendedorismo no país. Segundo dados do Sebrae, foram registradas 4.158.122 novas empresas ao longo do ano, crescimento de 9,93% em comparação com as 3.782.688 empresas abertas em 2023. Esse avanço é puxado, principalmente, pelo setor de serviços, que representou 59% das novas aberturas, com 2.476.634 registros.




Commenti


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page