Guia do Investidor do Pará será lançado para promover as oportunidades de negócios no estado
- Redação
- há 17 minutos
- 2 min de leitura

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) estão desenvolvendo uma importante ferramenta para o fomento de novos negócios e investimentos no estado: o Guia do Investidor do Pará.
O material, que destacará as potencialidades econômicas do Pará e promoverá suas cadeias produtivas, tem como objetivo atrair investidores e fortalecer o desenvolvimento local, principalmente com o aumento de visitantes em Belém, impulsionado pela COP 30 (Conferência Mundial do Clima).
De acordo com Pádua Rodrigues, diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, o Guia visa apresentar as principais oportunidades de negócios do estado, focando nas áreas de bioeconomia e outros setores promissores. “Esse material será uma porta de entrada para divulgar as potencialidades e os diferenciais competitivos do Pará, além de evidenciar o ambiente favorável para negócios e investimento”, explica Rodrigues. Como parte do processo de elaboração do Guia, representantes da Codec e Sedeme já estão visitando projetos estratégicos de Belém, como o Parque de Bioeconomia e o Parque da Cidade, ambos locais que irão receber projetos durante a COP30.
O Pará tem se destacado no cenário nacional e internacional por ser pioneiro em bioeconomia, área em que o estado tem desenvolvido projetos inovadores, como o plano estadual de incentivo às atividades do setor. O Guia trará um capítulo dedicado exclusivamente ao potencial da bioeconomia paraense, apresentando as oportunidades e os benefícios de investir em um setor que valoriza a biodiversidade amazônica. A ideia é mostrar o Pará como um estado estratégico, que aposta na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável como motores de crescimento econômico.
Entre os projetos mais destacados está o Porto Futuro II, um complexo que já está com mais de 80% de sua obra concluída e que vai se tornar um ponto de inovação e negócios, além de receber eventos de grande porte como a COP30. O espaço contará com um centro de bioeconomia, que incluirá um laboratório, fábrica e incubadora de empresas, além de áreas voltadas à gastronomia, cultura e lazer. Sherry Rodrigues, diretora de desenvolvimento da indústria, comércio e serviços da Sedeme, destaca que o Porto Futuro II será um marco para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado. “O novo complexo transformará a região em um polo de inovação, promovendo a valorização da sociobiodiversidade amazônica e impulsionando negócios comunitários, startups e indústrias criativas”, explica Sherry.
O Guia do Investidor do Pará será uma ferramenta essencial para conectar investidores às oportunidades de negócios na região, com informações sobre cadeias produtivas, incentivos fiscais e infraestrutura. O Governo do Estado visa não só atrair novos investimentos, mas também gerar empregos e renda para a população, consolidando o Pará como um dos principais destinos para negócios no Brasil.
Com informações da Agência do Pará.
Comments