Alunos da Escola Estadual Stella Maris, em Soure, vão à conferência internacional com foco em soluções inovadoras, em Boston

Estudantes da rede pública estadual em Soure, município da ilha do Marajó, vão representar a região Norte na “Brazil Conference at Harvard & MIT”, evento internacional que cientistas, tecnólogos, empreendedores, artistas, líderes comunitários e profissionais da rede pública, cujas iniciativas promovem o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a inovação.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Stella Maris será representada na conferência nos EUA por quatro estudantes, selecionados após vencerem o “Desafio Tack”, uma competição cultural e empreendedora para alunos do Ensino Médio de escolas públicas.
A Brazil Conference at Harvard & MIT será em Boston, nos EUA, em abril de 2025. Os alunos paraenses desenvolveram um aplicativo direcionado às crianças, de 5 a 12 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o “MY TEA”. Dentro do aplicativo existem diversas funções, como jogos para desenvolver a fala, um gestor de rotinas, um sistema de facilitação ao acesso de profissionais especializados, como psicólogos, fonoaudiólogos, cabeleireiros e outros.
Alunos criaram Aplicativo inclusivo

“É uma honra estar representando a região Norte. A gente participou das etapas regional e nacional e superamos todas as duas com perseverança. Nosso objetivo, com o aplicativo, é oferecer um ambiente interativo e inclusivo para o desenvolvimento das crianças com autismo”, afirmou a estudante Ana Beatriz Saldanha, da 2ª série do Ensino Médio, da escola Stella Maris.
A aluna disse que “o app também conta com jogos de interação visual e tátil, músicas, historinhas e atividades que estimulam o aprendizado das crianças. Ao final de cada jogo, as crianças ganham moedinhas que podem ser trocadas por itens de personalização, como roupas para o avatar ou ajuste no design do aplicativo, tornando a experiência ainda mais envolvente.
Outro destaque do MY TEA é o gestor de rotina, onde os pais podem configurar tarefas diárias para os seus filhos. Cada tarefa cumprida resulta em mais moedinhas, incentivando as crianças a cumprir suas responsabilidades com prazer”, disse Ana Beatriz Saldanha.

Para o estudante Yuri Vinícius, da 1ª série do Ensino Médio, que, pela primeira vez, fará uma viagem para fora do Brasil, a conquista é um sonho que se torna realidade. “O aplicativo procura melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA e a minha experiência está sendo positiva com isso”.
Fonte: Divulgação
Comments