top of page
Belem-negocios-connection-4.gif

Empresa paraense inova com tecnologias ecológicas no tratamento de água e efluentes

A empresa está presente no mercado paraense desde 2007 e atua com grandes empresas como a Brilux, Quadra Engenharia, Unimed, Sococo, entre outras

Empresa Paraense inovação tratamento água
Jorge Almeida, sócio da Icatu Norte e membro da Comunidade Belém Negócios

Segundo o Painel Saneamento Brasil, com dados de 2022 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 80,1% da população de Belém não possui coleta de esgoto. A porcentagem equivale a mais de um milhão pessoas. Apenas 17,12% da população é atendida com coleta de esgoto e deste número, somente 3,63% do esgoto é tratado.


A Icatu Norte, empresa especialista em tratamento de água, efluentes e energia renováveis busca transformar os índices da região norte a partir da elaboração de soluções ecologicamente corretas.

"A Icatu Norte tem uma grande preocupação com este índice negativo de nossa região , com isso além de todo processo de dimensionamento e comercialização, buscamos soluções ideais para um futuro mais sustentável, buscando utilizar tecnologias ecologicamente corretas, com o mínimo de inserção de produtos químicos nas soluções em tratamento", afirma Jorge Almeida, sócio da Icatu e membro da Comunidade Belém Negócios.

Preocupação com o meio ambiente


Como diferencial da marca, que atua a mais de 10 anos no mercado paraense, as tecnologias ecologicamente corretas se destacam. A utilização de energias renováveis nos projetos, o reaproveitamento de água e o aquecimento de água via energia solar são algumas das tecnologias utilizadas pela Icatu.


Empresa Paraense inovação tratamento água
Nayara Richene, sócia da Icatu Norte e membro da Comunidade Belém Negócios
"Temos por prioridade a utilização de tecnologias ecologicamente corretas. Damos preferência para a utilização de tratamento biológico nas estações de tratamento de efluentes. Priorizamos a utilização dos geradores de cloro para desinfecção nas estações de tratamento de água ou esgoto evitando assim produtos estabilizantes de cloro os quais permanecem por um certo tempo na natureza. Também utilizamos energias renováveis nos projetos das estações e com isto baixamos os custos com operação e ajudamos a não degradar o meio ambiente, oferecemos sistemas de aquecimento de água via energia solar para fins residenciais, comerciais e industriais, e oferecemos projetos de aproveitamento de água da chuva e também reaproveitamento de água de processos industriais", detalhou Nayara Richene, sócia da Icatu.

"Estamos presentes na Votorantim Cimentos em Primavera/PA, com três estações de tratamento de efluentes e três estações geradoras de cloro para a desinfecção tanto da ETE como ETA. Na Suzano Papel e Celulose de Imperatriz/Ma, fizemos o sistema de aquecimento de água para o refeitório da fábrica gerando uma economia de aproximadamente 40% nos custos com energia para a produção de até 4mil refeições dias.

Na Sococo estamos presentes desde 2008, atualmente a empresa tem 4 estações geradoras de cloro para desinfecção da água de consumo dos funcionários da Sococo, acqua e amafibras".




Além de grandes empresas e marcas, a Icatu também atua no ramo da construção, realizando projetos diversos para condomínios residenciais e comerciais. "Com a Quadra Engenharia, nossa parceira começou com o fornecimento do sistema de tratamento de esgoto aprovado para o edifício premium na Pedro Alves Cabral. Também estamos presentes no Centro de Convenções de Marabá, no projeto MCMV em Viseu, dentre outros. O último foi o Hospital Unimed Prime e estamos atualmente no Livello, da Level Incorporadora, na Batista Campos".


Expansão na Construção Civil


A atuação da Icatu Norte nos empreendimentos da construção civil tem sido um diferencial na hora de apresentar um projeto ecologicamente consciente e visa os objetivos de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. Por isso, a empresa se tornou apoiadora da plataforma Belém Negócios no Encontro Setorial - Construção, que ocorrerá nesta quarta-feira, dia 21, no restaurante Pobre Juan, a partir das 19h.


"Estamos muito felizes em fazer parte do primeiro encontro setorial realizado pela Belém Negócios. A nossa expectativa com relação ao evento é muito boa, tendo em vista a alta qualidade das empresas que vão participar. Além disso, vai nos proporcionar a possibilidade de fortalecer as relações comerciais com as empresas com as quais nós já trabalhamos e a oportunidade de fazer novos negócios e parcerias", afirma Nayara.

O encontro será no formato de hot seat, onde todos os convidados poderão discutir, de igual para igual, assuntos relacionados a construção no Pará, o mercado em ascensão e demais temas selecionados pela organização do evento.


Como participar


Para participar dos eventos da plataforma Belém Negócios, é necessário ser membro associado. Hoje, o grupo conta com mais de 240 empresários. São pequenas, médias e grandes empresas de diversos ramos, como construção, varejo, distribuição, comércio, serviço e mais. O objetivo é promover networking de alto nível e possibilitar o surgimento de novas parcerias estratégicas, através de um ambiente horizontal, onde todos têm os mesmos acessos.



Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page