Conheça o perfil dos principais dirigentes oficiais da COP 30 que acontecerá em Belém
- Otto Marinho
- há 4 horas
- 3 min de leitura
Para articular o evento e viabilizá-lo, cargos de lideranças como presidência, secretaria extraordinária e direção-executiva foram definidos com antecedência pela Secretaria Extraordinária chefiada pela Casa Civil

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) é um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. Com sede em Belém, a COP 30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar o papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global.
O evento permite ao país demonstrar os esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar a atuação histórica em processos multilaterais. Embora esteja previsto para novembro, a COP 30 conta com uma equipe de gestão bem definida, responsável pelas ações e movimentos que englobam o evento. Conheça o perfil dos dirigentes da COP 30, responsáveis pelas principais decisões e mudanças que envolvem a conferência:
André Aranha Corrêa do Lago, Presidente da COP 30

André Corrêa do Lago é bacharel em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e entrou na carreira diplomática em 1982. Exerceu funções nas áreas de organismos internacionais, promoção comercial, cerimonial e energia. Serviu nas embaixadas em Madri, Praga, Washington e Buenos Aires e na Missão junto à União Europeia, em Bruxelas.
O presidente da COP 30 é quem media as negociações entre os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), buscando promover consensos e garantir compromissos ambiciosos. Embora indicado pelo país-sede, o presidente deve atuar de maneira imparcial, conduzindo a conferência de acordo com regras previamente estabelecidas.
Foi nomeado presidente da COP 30 no dia 21 de janeiro, após reunião no Palácio do Planalto entre o presidente Lula e os ministros do governo.
Valter Correia da Silva, Secretário Extraordinário para a COP 30

Valter Correia da Silva é Bacharel em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de São Bernardo do Campo (SP), foi Secretário nacional de Gestão e Chefe da Assessoria Especial para Modernização de Gestão, ambos no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Secretário-Executivo Adjunto no Ministério do trabalho e Emprego. Também exerceu a função de Secretário Municipal de Gestão nas cidades de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do campo.
Tem como principal função coordenar a preparação e garantir a execução do evento, gerenciando os contratos, convênios e acordos, garantindo a eficiência e o cumprimento das obrigações, além de acompanhar o andamento das obras e a adequação da infraestrutura de Belém para receber a COP 30, garantindo que a cidade esteja preparada para o evento.
Ana Toni, Diretora-executiva (CEO) da Conferência do Clima

Ana Toni, Diretora-executiva (CEO) da Conferência do Clima
Ana Toni é economista e doutora em Ciência Política, possui longa trajetória direcionada ao fomento de projetos e políticas públicas voltados à justiça social, meio ambiente e mudança do clima. Ana foi diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade - iCS (2015-2022), Presidente de Conselho do Greenpeace Internacional (2010 a 2017), diretora da Fundação Ford no Brasil (2003-2011) e da ActionAid Brasil (1998-2002).
Terá como função articular entre governo, empresas e sociedade pautas sobre o Plano Clima e o Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas, com a oportunidade de consolidar o Brasil como protagonista global na agenda climática.
Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível da COP 30

Dan Ioschpe fez a sua graduação em Comunicação Social na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), seguido de pós-graduação em Marketing na ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e de MBA em Tuck, no Dartmouth College, nos EUA.
A função de Campeão de Alto Nível do Clima é incentivar ações climáticas ambiciosas de cidades, regiões, empresas, investidores e outros atores da sociedade civil. Suas atribuições incluem conectar iniciativas voluntárias de atores econômicos aos esforços dos governos nacionais, apoiando o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris.
Hana Ghassan, Presidente do Comitê Estadual da COP 30

Hana Ghassan é Graduada em Ciências Contábeis pela UFPA (Universidade Federal do Estado do Pará), atualmente é vice-governadora do Pará. Foi auditora fiscal de tributos estaduais, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), com curso de aperfeiçoamento na área de inteligência aplicado à área fiscal. Participou da elaboração e implantação do projeto de Modernização da Administração Tributária e Financeira do Estado do Pará.
Dentre as competências do Comitê Estadual da COP 30, estão subsidiar com conhecimento técnico e informações setoriais; participar de reuniões, eventos locais, regionais, nacionais e internacionais necessários para a realização da COP 30; e contribuir para articulação interinstitucional e mobilização de organizações não governamentais com vistas à ampliação e qualificação da participação e governança.
Comments