"O principal ativo de qualquer empresa, do profissional liberal ou do próprio empregado é a comunicação"
Aqui jaz um advogado! Brincadeira à parte, ouso dizer que a mais importante profissão/labor/hobby/ofício/quebra-galho/bico/formação dos velhos e dos novos tempos com certeza é o de comunicador.
No que tange a minha profissão, o que é o advogado senão um comunicador? O advogado Doutor da Lei já perdeu o seu posto, ainda existem românticos que pretendem mantê-lo vivo, não é o meu caso. Há espaço seguro para dizer que depois das pessoas, o principal ativo de qualquer empresa, do profissional liberal ou do próprio empregado é a comunicação. Seja corporal, verbal, não verbal, assertiva e pôr fim a que estou praticando aqui hoje no meu texto de apresentação, a comunicação escrita.
A comunicação escrita sendo um dos maiores avanços tecnológicos criados pelo homem, sim pois, na breve história humana não há nada que não tenha passado pelos belos - às vezes nem tanto assim - conjunto de palavras de um texto.
O que eu posso garantir, se existir espaços para garantias, é que o conjunto de informações trazidas por aqui sempre terão como pilar o fomento incansável de novas ideias e pontos de vistas. Pois, apenas na pluralidade é que encontramos saída, como já dizia Nelson Rodrigues “(...) toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”.
Essa afirmativa de um dos mais influentes comunicadores que já existiu abraça qualquer espaço que estivermos, sobretudo, o espaço de negócios, empreendedorismo e inovação, os quais serão a pauta mais importante dessa coluna. Se há alguma dúvida que a unanimidade é nociva aos negócios podemos citar cases de sucesso que revolucionaram alguns dos mercados mais engessados e cheios de certezas/unanimidades: Telefonia (Apple), Transporte (UBER), Alimentação (Rappi, IFood), Comunicação (Facebook, Twitter), Cinema (Netflix).
Assim como Nelson Rodrigues que quebrou paradigmas no ato de comunicar, o objetivo aqui também é romper alguns padrões trazendo a visão de um advogado de formação, empreendedor de coração e alma. Carregando na bagagem passagem no setor público, atuação e reconhecimento dentro de uma das maiores bancas de advogados do Brasil e região, bem como a vivência diária na construção da própria marca (de sucesso, modéstia à parte) no seu escritório, que em 2021 completou seis anos, consolidado no mercado de tecnologia e novos negócios.
Muito enriquecedor o texto sobre comunicação e negócios, do colunista Maura Barbalho.
Comunicação de qualidade faz toda diferença!