top of page
Foto do escritorRodrigo Souza

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Especialista revela 7 dicas poderosas para você se preparar para sua próxima entrevista de emprego.


Preparar para um processo seletivo requer muita atenção. Desde conhecer sobre a empresa, até estar pronto para citar seus pontos fracos e fortes, existem maneiras de anteceder a entrevista de uma maneira assertiva para o grande dia.


Nathália Amorim, diz que entre os principais pontos para a preparação estão: conhecer a empresa, conectar-se com o recrutador, autoconhecimento e outros pontos chaves que podem ajudar você a ter sucesso durante a conversa.


A consultora de carreira selecionou 7 dicas poderosas que vão fazer a diferença para você se preparar pra entrevista. Confira:


1) Estude a empresa


Entre no site, normalmente tem uma seção “Sobre nós”. É importante estudar também a missão, visão e valores da empresa. Se não encontrar nessa área sobre o negócio, pode estar na sessão “Trabalhe Conosco”. Pesquise também sobre o mercado, os concorrentes, desafios do setor. Vale também olhar as redes sociais da empresa, se ela tiver e for ativa no Instagram e Linkedin. Ler e entender os últimos conteúdos e notícias que ela compartilhou. O Linkedin também informa se você possui conexões que trabalham (ou já trabalharam) nessa empresa. Se conhecer alguém, converse com a pessoa para entender melhor a empresa, a cultura, o clima organizacional, etc.


2) Conexão com o Recrutador


Normalmente quando a entrevista é marcada, você sabe o nome do recrutador/gerente. Busque no Linkedin e verifique os últimos posts da pessoa, a formação acadêmica, experiências profissionais e demais informações. Fazendo essa pesquisa, você pode identificar temas relevantes que poderão ser abordados durante a entrevista, estabelecendo uma maior conexão com o recrutador/gerente. Veja também se possui conexões em comum com o recrutador e tente conversar com essas pessoas para buscar maiores referências.


3) Autoconhecimento


Na entrevista você terá um tempo curto para se vender e mostrar por que você deve ser contratado. É muito importante conhecer bem os seus pontos fortes e pontos fracos. E não basta apenas citar, é importante pensar em situações, projetos e resultados que você participou, que demonstrem essas suas fortalezas. Você também pode citar lições aprendidas de situações que envolveram o seu ponto fraco ou algum desafio que enfrentou.


4) Motivação


É importante não só demonstrar motivação, vontade e muito interesse, como também saber responder qual a sua motivação para trabalhar nessa empresa. Por que se interessou por essa vaga. Por que eles deveriam te contratar.


5) Controle emocional


Eu sei, é difícil não ficar nervoso para uma entrevista. Mas use esse “friozinho na barriga” como um combustível para te impulsionar pra frente. Vai com medo mesmo. Se prepare, faça a sua parte e tudo que estiver ao seu alcance. E depois entregue e confie que se essa porta for sua, ela irá se abrir. E se não for, outra melhor irá se abrir no momento certo.


Dica extra: se a ansiedade/nervosismo estiver muito grande, faça antes da entrevista uma respiração consciente. Inspire em 4 tempos. Segure 4 tempos. Solte pelo nariz em 4 tempos. Espere 4 tempos com os pulmões vazios. Repita esse ciclo até sentir que se acalmou.


6) Acredite! O recrutador/gerente torce por você!


Lembre-se: ao contrário do que muitos candidatos pensam, o recrutador/gerente está TORCENDO POR VOCÊ! Ele está doido para encontrar a pessoa certa para vaga. Ele não está ali só para fazer pegadinhas e jogar cascas de banana. Ele quer que você vá bem! Lembre disso na hora da entrevista, vai ajudar bastante a reduzir o nervosismo.


7) As perguntas são poderosas!


As perguntas são poderosas. É importante não só tentar antecipar algumas perguntas que podem ser feitas e se preparar/treinar para responder, como também pensar em perguntas poderosas para fazer ao recrutador/gerente. Isso pode te diferenciar dos demais candidatos. Treine. Da forma que for possível: com cônjuge, amigo, pai, mãe ou até mesmo sozinho no espelho. Mas se puder fazer uma entrevista simulada com um profissional ou alguém com experiência em recrutamento, melhor ainda.

Commentaires


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page