top of page
Foto do escritorRedação

Saiba como alugar seu apartamento por até R$ 20 mil durante a COP-30

Alta demanda da COP-30 promete aquecer o setor numa modalidade de hospedagem inédita na capital e região metropolitana


aluguel apartamento belem
Condomínios podem reforçar com 10 a 15 mil leitos pra COP

Marcada para acontecer em novembro de 2025, a maior convenção mundial sobre clima, a COP30, tem colocado Belém, sede do evento, no centro das atenções e na responsabilidade de atender a uma série de demandas, sendo uma delas o desafio de comportar aproximadamente 50 mil visitantes durante a programação oficial organizada pela ONU.


Paralelo a essa preocupação, o governo do estado, tem amadurecido há algum tempo a ideia de usar apartamentos localizados em condomínios horizontais e verticais da região metropolitana de Belém como alternativa de apoio na grande demanda por hospedagem que deverá surgir. Hoje, de acordo com informações da Câmara Setorial de Síndicos e Condomínios, existem 2.300 condomínios em Belém, Ananindeua e Marituba e boa parte deles pode se tornar opção de hospedagem por meio de plataformas como a  Airbnb e Booking.


aluguel apartamento belem
Mais de 50 mil pessoas devem vir à Belém durante a COP
A estimativa é que os condomínios tenham potencial para atender aproximadamente de 10 a 15 mil leitos no reforço ao setor de hotelaria, com demandas até mesmo antes da COP, revelou Arthur Junior, presidente da Câmara Setorial de Síndicos e Condomínios.

aluguel apartamento belem
Arthur Junior, presidente da Câmara Setorial de Síndicos e Condomínios

Segundo Arthur, o aluguel por temporada gera resultados financeiros extremamente positivos. "Hoje um apartamento que disponibilize 1 quarto, sala e cozinha, conhecido como studio, custa em média 250 reais, a diária. A expectativa é que esse valor trilpique ou quadruplique".


As iniciativas mais avançadas, de acordo com o Estado são as plataformas de aluguel de temporada, como o Airbnb, e a construção de novos hotéis. O governo firmou uma parceira com a empresa em novembro do ano passado para que a plataforma atraia moradores durante a COP.

Hoje já estão cadastradas 1.700 apartamentos para a modalidade de aluguel por temporada, em uma das plataformas de alugueis, na internet.


Belém tem 18 mil leitos — número de camas disponíveis na rede hoteleira da capital. Para a COP 30, a cidade precisa mais que dobrar esse número e focar na oferta de acomodações de nível A, que serão direcionadas para chefes de estado e suas comitivas. Para isso, dois hotéis de luxo estão sendo construídos na capital e devem ser entregues antes da COP.


Um deles ocupará lugar dentro do projeto Porto Futuro 2. O Vila Galé terá apartamentos direcionados a grandes delegações estrangeiras, como autoridades presidenciais e ambientais, que atuarão efetivamente do evento.



Outro gigante do ramo da hotelaria será estruturado no prédio onde funcionava a antiga Receita Federal e terá status de 5 estrelas. Serão mais de 250 apartamentos. Veja detalhes do projeto aqui.

Em entrevista recente à revista Exame, o governador do Pará Helder Barbalho disse que "a ideia de uso de aluguéis por temporada será um caminho importante para chefes de estado. Temos muitos condomínios com mansões de alto padrão, principalmente próximos do aeroporto, a menos de três minutos".

O chefe do executivo paraense disse ainda que três cruzeiros de luxo com até 7 mil leitos também podem ser solução para os presidentes. Ghassan, a vice-governadora, completou que comitivas menores, como da Eslovênia, podem buscar embarcações por conta própria.

Alguns países já sinalizaram que estão contratando navios de pesca, que são extraordinárias, para as suas delegações. São balsas com 12 a 15 apartamentos de alto padrão que vão ficar no Porto de Belém", disse Barbalho.

Tanto a empresa quanto o governo vão compartilhar dados sobre tendências de viagem e fluxo turístico em Belém e no Pará para embasar o planejamento de políticas públicas relacionadas à COP 30, além do turismo no estado.


No caso dos hotéis, os já existentes passarão por um processo de retrofit. O governo disponibilizou R$ 140 milhões em crédito, via BNDES, para que o setor requalifique suas hospedagens, além de ter zerado o ICMS para compras estaduais e interestaduais de equipamentos como frigobar, televisão, ar-condicionado e mobiliário.


Durante a quinta edição da oficina Jornadas Sustentáveis, realizada pela Belém Negócios, o Superintendente do SEBRAE, Rubens Magno disse aos membros da comunidade empresarial presentes que o setor de hospedagem deve trazer ganhos surreais pra quem tiver ousadia e investir.


aluguel apartamento belem
Rubens Magno palestrou em oficina da Belém Negócios
"Temos mais de 100 eventos pré-cop30 agendados pra acontecer. Imagina você poder alugar seu apartamento por, 3,4,5 vezes o valor de mercado. São pessoas que virão a Belém dispostas a gastar e nós devemos estar preparados", alertou.

Últimas notícias

Publique uma notícia

Belem-Negocios-Logo-branco.png
  • Youtube
  • Branca Ícone Instagram

PRINCIPAIS CATEGORIAS DE NOTÍCIAS

PRINCIPAIS PÁGINAS DO SITE

RODRIGO SOUZA PEREIRA LTDA - AGENCIA ROD, Travessa Rui Barbosa, 897, Sala 2, Reduto, Belém - PA (CEP 66.053-260)

CNPJ 48.323.947/0001-60 - Contato 91 98973-6115 - Email contato@belemnegocios.com

Todos os serviços oferecidos neste site são entregues imediatamente após o pagamento efetuado, não sendo vendido produtos físicos para necessitar de previsão de entrega. Para saber mais, acesse Termos e Condições.

© 2021-2024 - Todos os direitos reservados

bottom of page