O anúncio foi feito na última terça-feira, dia 3, pelo Governo do Estado. o Complexo será uma grande estrutura integrada ao Centro Arquitetônico de Nazaré e a Basílica Santuário
O governo do Pará anunciou que vai investir R$48 milhões na construção do Complexo Santuário Nossa Senhora de Nazaré. A estrutura será integrada a Basílica Santuário, ao Centro Arquitetônico de Nazaré e outros espaços.
O novo Complexo Santuário ocupará uma parte do estacionamento e a área cedida pelo Exército está sendo revitalizada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DNF) e fará parte do novo complexo, assim como todo o Centro Social de Nazaré.
“Toda essa área será um complexo de devoção a Nossa Senhora, um espaço completando o outro. Nada será destruído ou substituído. O estacionamento continuará existindo e o arraial na época do Círio também. Só terão uma readequação. E aquela área ficará mais bela ainda”, informou a assessoria da DFN. O parque vai continuar na área do estacionamento, só que em menor dimensão, acrescentou.
O projeto
Pelo projeto apresentado, serão dez mil metros quadrados de área construída, incluindo estacionamento para carros e motos no subsolo; térreo com nave para 2.670 lugares, presbitério, capela, sacristia, enfermaria, banheiros, loja, secretaria, salas de padres, lanchonete e recepção; mezanino com nave para 1.700 lugares; 1º pavimento com dois novos museus; 2º pavimento com centro administrativo; 3º pavimento com salão de exposições, estúdio de TV e área de imprensa; torre de três níveis; mirante com cafeteria e terraço com imagem de Nossa Senhora de Nazaré, além de outros espaços.
"Nossa grande necessidade hoje é de ter mais lugares. A gente sabe que muitos deixam de ir à Basílica, com capacidade para 800 pessoas, principalmente nas épocas festivas, porque não consegue mais acolher com conforto, com lugares sentados. É normal que as pessoas fiquem de pé nas celebrações, inclusive idosos", disse o atual diretor da Festa de Nazaré, Antônio Salame.
"Vamos ampliar também toda a nossa parte de acolhida, visto que a Casa de Plácido também está pequena para os romeiros. É muito importante essa parceria com o governo do estado, porque se fôssemos trabalhar somente com doações do povo, dos fiéis, construiríamos em cinco, dez anos, e esse ainda seria um prazo fantástico. Tenho certeza que esses investimentos vão ter grande significado também na economia que se movimenta pelo turismo religioso", finalizou o atual diretor da Festa de Nazaré", afirmou
Yorumlar