top of page
Foto do escritorRodrigo Souza

Cancelamento e muita demora. Entenda o que tem acontecido com a Uber e a 99 em Belém

Uma simples solicitação de motorista através dos aplicativos Uber e 99 se tornou motivo para muitas reclamações dos usuários da cidade de Belém. Passageiros e motoristas falam à respeito



Antes, bastava solicitar que dentro de alguns minutos o motorista chegava. Mas agora é preciso ficar de olho nos aplicativos para verificar se a solicitação, depois de aceita, não foi cancelada. O problema acontece com mais frequência quando empresas solicitam a modalidade de entrega, para fazer transporte de produtos.


“Precisamos esperar dez ou mais minutos, para um motorista chegar”, diz Ronilce Pereira, proprietária da Nice Cakery, loja de doces e salgados que funciona em Belém. “Temos recebido algumas reclamações por parte dos nossos clientes, pois os nossos produtos têm hora para chegar. Sempre optamos por enviar no horário que o cliente pede, pois os nossos produtos devem chegar ainda quentes e frescos. Mas os aplicativos não estão conseguindo atender. Infelizmente, alguns pedidos estão chegando atrasados porque dependemos desses profissionais para realizar as entregas.


A empresária relata que muitas vezes precisa solicitar motoristas nos dois aplicativos simultaneamente. Mesmo assim, eles cancelam depois de aceitar ou demoram muito para chegar.


O usuário Gabriel Costa de 22 anos, que mora no bairro do Marco, centro da cidade, também reclama do mesmo problema.


“Está demorando muito. Eu sempre tenho que enviar mensagem pedindo para o terceiro ou quarto motorista não cancelar. Eles estão cancelando inclusive depois de quase chegar bem perto do ponto de embarque, mesmo depois de passar um bom tempo a caminho”. Gabriel trabalha no aeroporto Val-de-Cans, na capital paraense, e pelo fato das linhas de ônibus funcionarem somente até 21:40, o barman, muitas vezes, fica também dependendo dos aplicativos. “Eu entro meia noite no meu trabalho. Como tenho outras atividades durante o dia, nem sempre consigo pegar a última condução. O Uber e 99 que deveriam ser a solução, agora se tornaram parte do problema”.


O problema não está acontecendo somente em Belém. Em Recife, capital de Pernambuco, o site JC postou uma matéria relatando as mesmas reclamações de usuários.


A pergunta é: por que os motoristas estão cancelando as solicitações?


Procurados pela nossa equipe, motoristas de Belém que fazem parte de uma cooperativa de mobilidade urbana independente, a CMGB, informaram que os motivos são bem variados. Fernando Canto, presidente da cooperativa, explica que os motoristas estão selecionando as corridas.


“Os motoristas passaram a selecionar melhor as corridas, já que que as plataformas não reajustam as tarifas, e continuam mantendo elevadas taxas em cada corrida”.


Outro motivo, segundo Fernando, é que em algumas solicitações as plataformas não disponibilizam informações como valores e destino, que de acordo com ele, seriam essenciais para os motoristas analisarem se vale a pena ou não buscar o passageiro.


“Os motoristas têm o direito de saber para onde vão, quanto vão ganhar e se realmente vale a pena”, explica ele. “Por isso estão cancelando”.


Ainda segundo o presidente da cooperativa de motoristas, muitos profissionais estão preferindo trabalhar somente nos horários de pico, que são os momentos que os preços passam a se tornar mais compensativos.


O que a Uber e a 99 estão fazendo para amenizar o problema de cancelamentos


Nos Estados Unidos, a Uber passou a informar quase nenhum dado sobre as solicitações aceitas. Os motoristas praticamente só estão sabendo onde devem buscar os passageiros. Aqui no Brasil, testes simulares estão sendo realizados. Para ter acesso à determinadas informações inicias das corridas, o motorista deve aceitar 5 das últimas 10 solicitações.


A 99 disponibiliza parte das informações. Os motoristas têm acesso ao local de embarque, destino e foto do passageiro, diferentemente da rival Uber.


Para entender melhor esses profissionais, nós do Belém Negócios criamos uma pesquisa direcionada aos motoristas de aplicativo. Nela, o motorista pode levantar questões sobre como está o seu nível de satisfação com ambas as plataformas.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page