top of page
Foto do escritorRodrigo Lopes

Brasil bate recorde de 6,6 milhões de turistas estrangeiros em 2024; confira os números do Pará

Número supera marca histórica e aproxima o país da meta de 8 milhões de visitantes anuais e o Pará terá aumento significativo de turistas estrangeiros com a realização da COP-30 em Belém em 2025


Air France
A Air France iniciou nova rota entre Belém (PA) e Caiena (Guiana Francesa) em 2023

O Brasil alcançou um recorde histórico no turismo internacional em 2024, recebendo 6,621 milhões de turistas estrangeiros ao longo do ano. O número, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur), confirma que o país atraiu 6,6 milhões de visitantes, superando o recorde anterior de 2018. Esse resultado consolida o Brasil como um dos principais destinos da América do Sul e demonstra avanços nas metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que prevê a chegada de 8,1 milhões de turistas internacionais até 2027.


Infraestrutura e promoção internacional


De acordo com o MTur, a melhoria da infraestrutura turística e a presença em feiras internacionais foram fatores determinantes para o resultado. A secretária-executiva do ministério, Ana Carla Lopes, destacou o impacto positivo dessas ações:

“O recorde de passageiros estrangeiros em terras brasileiras mostra que estamos no rumo certo, com melhoria de infraestrutura e presença em feiras internacionais, atraindo investimentos estrangeiros para o Brasil.”

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou a importância do desempenho do setor:

“O ano de 2024 entra para a história com um setor mostrando toda a capacidade para receber esses turistas.”

Comparações históricas


O desempenho de 2024 superou anos marcantes para o turismo brasileiro, como 2014 (Copa do Mundo FIFA) e 2016 (Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro), quando o país recebeu, ao todo, 12,9 milhões de desembarques internacionais.


Estratégias e ações internacionais


Para atrair turistas, o governo brasileiro adotou diversas estratégias:


  • Escritório da OMT: Inaugurado no Rio de Janeiro em dezembro de 2023, o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas reforça a posição do Brasil como player global no setor.


  • Marca Brasil: Em parceria com a Embratur, a promoção de destinos brasileiros em eventos internacionais tem enfatizado sustentabilidade, diversidade e inclusão.


  • Visit South America: O Brasil e países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile lançaram uma estratégia integrada para promover atrativos naturais, gastronômicos e culturais da região.


Dados de fluxos de turistas internacionais no Pará


De acordo com dados apurados pela Belém Negócios, o perfil dos turistas do exterior que visitaram o Pará em 2024 têm como principais origens o Suriname (10.678), França (8.001), Estados Unidos (3.142), Portugal (2.161) e Holanda (1.177). Curiosamente, os quatro primeiros colocados coincidem com destinos que possuem voos diretos conectando o Aeroporto Internacional de Belém, evidenciando a importância da malha aérea para o fluxo de visitantes.

Turistas internacionais no Pará
Fonte: Embratur - Elaborado por Belém Negócios

Quando analisados por continente, os turistas europeus lideram com 14.719 visitantes, seguidos pela América do Sul com 11.097, mesmo sem voos diretos conectando Belém a outros países sul-americanos. Esse dado reflete um potencial significativo de mercado a ser explorado na região. Já a América do Norte registrou 3.282 visitantes, reforçando a atratividade do estado para norte-americanos.


Turistas internacionais no Pará
Fonte: Embratur - Elaborado por Belém Negócios


Novos voos diretos fortalecem o turismo internacional em Belém


O Aeroporto Internacional de Belém teve sua malha aérea internacional ampliada, oferecendo aos turistas estrangeiros e brasileiros maior conectividade:


  • Air France: Iniciou em 2023 uma nova rota semanal conectando Belém (PA) a Caiena (Guiana Francesa). O voo segue para Fort-de-France (Martinica) e Pointe-à-Pitre (Guadalupe), permitindo conexões para Paris (Aeroporto de Orly) via Caiena.


  • Surinam Airways: Opera voos duas vezes na semana entre Belém e Paramaribo (Suriname).


  • TAP Air Portugal: Mantém quatro voos diretos entre Belém e Lisboa (Portugal).


  • Azul Linhas Aéreas: Conecta Belém a Fort Lauderdale (EUA), ampliando o acesso ao mercado norte-americano em quatro voos semanais.



Perspectivas para 2025


O Governo Federal anunciou novos investimentos regionais no Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), com previsão de R$ 63,6 milhões para atrair novos voos. A expectativa é criar 500 mil novos assentos em rotas nacionais e internacionais, aumentando a capacidade para 7,48 milhões de assentos internacionais na temporada de verão 2024/2025, um crescimento de 19% em relação ao período anterior.


Além disso, o Brasil será palco de eventos globais, como a COP30, em Belém, e a reunião do BRICS, em Brasília, em 2025, fortalecendo ainda mais a atratividade do país para visitantes internacionais.



Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page