top of page
Foto do escritorRedação

BNDES E Embrapii Anunciam R$ 25,5 Milhões Para Projetos De Inovação Da Região Norte

O objetivo é ampliar as oportunidades de pesquisa e inovação do setor industrial



Projetos de inovação da região Norte podem receber investimentos milionários da nova parceria firmada entre Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii). O lançamento da iniciativa aconteceu quarta, 16, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), no bairro de Nazaré, em Belém.


Evento contou com a presença do diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha, do chefe do Departamento de Meio Ambiente e Gestão do Fundo Amazônia do BNDES, Nabil Kadri, e do diretor de Operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira



O objetivo da parceria é potencializar os negócios ligados às cadeias produtivas florestais da Amazônia. Projetos de inovação em setores estratégicos da economia aliados ao desenvolvimento sustentável devem ser selecionados para receber a verba.


As áreas que serão aplicadas os investimentos são: transformação digital, defesa, novos materiais, bioeconomia florestal, biocombustíveis, economia circular e tecnologias estratégicas para o Sistema de Saúde.


Será aberto um processo seletivo para que grupos de pesquisa atuem como Unidades Embrapii na região Norte. O credenciamento ao programa deve garantir que os recursos sejam destinados a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).


“O Pará possui centros de pesquisa qualificados, como o Parque Tecnológico da UFPA, o Biotec Amazônia, o que falta é fazer a ponte entre o conhecimento e os empresários. Na parceria, as empresas do Norte terão 50% dos projetos financiados pelo aporte financeiro. E não precisa ser uma empresa só, pode ser uma cadeia, como do açaí, por exemplo”, explica O diretor de Operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira.



O aporte de recursos do BNDS, que não será reembolsável, serão retirados do Fundo Tecnológico (Funtec), que tem como objetivo ampliar as oportunidades de fortalecimento das atividades de pesquisa em desenvolvimento e inovação do setor industrial.


Quer saber mais? Siga o Belém Negócios no Instagram e no Google News.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page