top of page
Foto do escritorJaelta Souza

Belém Pode Ter Escassez de Carros Durante a COP 30

Entenda os Impactos no Mercado de Locação de veículos


Trânsito em Belém
Trânsito em Belém do Pará. Imagem: Pedro Guerreiro/Ag.Pará


A frota de automóveis disponível pode não ser suficiente para atender à demanda esperada de turistas em Belém e isso tem se tornado uma preocupação para autoridades e empresários que visitarão a cidade durante a realização da COP 30, marcada para novembro de 2025 , que promete movimentar a capital paraense com mais de 60 mil visitantes de cerca de 193 países, mas também expõe desafios logísticos significativos.


Setor em Alerta: Demanda x Oferta


O presidente do Sindicato Estadual das Locadoras de Veículos Automotores (SINDLOC/PA), Ricardo Brás, em entrevista concedida para um veículo de comunicação do estado,  destacou que o mercado de locação enfrenta dificuldades para expandir sua capacidade devido aos altos custos de investimento e à falta de eventos futuros que justifiquem tais gastos.


“Embora a procura por veículos, especialmente vans e micro-ônibus, tenha crescido, a frota no estado ainda é limitada para atender ao volume de clientes durante a COP 30”, afirma Brás.

Estratégias e Preparativos


Algumas locadoras já se adiantaram, ampliando suas frotas e reforçando o atendimento. Empresas menores, por sua vez, planejam aproveitar a demanda emergente sem realizar grandes investimentos. Mesmo com uma  expectativa alta, as empresas do setor estão priorizando a eficiência com os recursos já disponíveis para evitar prejuízos após a conferência global.


O evento ressalta a necessidade de soluções estratégicas e planejamento logístico para atender à mobilidade dos visitantes e evitar gargalos durante um dos maiores eventos já realizados na capital paraense.


um outro ponto a ser analisado pelos especialistas em mobilidade urbana é se com o crescimento das frotas de veículos para locação, o tráfego na cidade será fluido, uma vez que já existe uma grande demanda de automóveis na capital paraense, a qual teve um crescimento considerável nos últimos anos de acordo com a análise da série histórica de 2006 a 2023 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. 




Série histórica de crescimento de frotas de automóveis em Belém

instituto também mostra que a capital paraense está no topo do ranking de cidades do estado com a maior frota de automóveis somando . Fato que já traz desafios diários na mobilidade urbana.



    Ranking das cidades paraenses com maior número de automóveis
Ranking das cidades paraenses com maior número de automóveis


Soluções urbanas 


  •  Expansão e Modernização do Transporte Público

  •  Infraestrutura de vias para Mobilidade Sustentável

  •  Planejamento Urbano e Tecnologia para Mobilidade Inteligente



Comentarios


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page