Prefeitura avalia proposta e, se aceita, a mudança representaria um aumento de 45% sobre a tarifa atual

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) propôs o reajuste da tarifa de ônibus de R$ 4,00 para R$ 5,85. O pedido foi apresentado à Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), antiga Semob, durante reunião nesta terça-feira (25).
A Prefeitura de Belém confirmou o recebimento da solicitação e informou que a proposta será analisada pelo Conselho Municipal de Transporte, responsável por deliberar sobre o valor da passagem nos próximos dias.
Apesar do pedido de aumento, o prefeito Igor Normando já declarou à imprensa local, no período eleitoral, que pretendia evitar o reajuste da tarifa. Ele prometeu realizar a licitação do transporte público, atualmente operado por ordem de serviço, e adotar um subsídio municipal para equilibrar os custos do sistema sem onerar os passageiros.
O subsídio funcionaria como um complemento pago pela gestão municipal às empresas de transporte, cobrindo parte das despesas e aumentando a receita das empresas. Essa estratégia visa viabilizar a operação do sistema enquanto a licitação não é concretizada.
Vale lembrar que, na gestão anterior, um processo licitatório chegou a ser aberto, mas nenhuma empresa se interessou.
Comments