6 vagas serão destinadas para Belém, no Pará
A Agência Nacional de Mineração divulgou no Diário Oficial da União desta sexta, 10 de dezembro, as normas de realização do novo concurso para provimento de 40 vagas no cargo de Especialista em Recursos Minerais. As informações são do Ache Concursos.
São 17 vagas abertas para lotação no município de Belo Horizonte em Minas Gerais, 6 vagas para Belém no Pará, 10 vagas para Brasília/DF, 3 vagas para a cidade de Cuiabá no Mato Grosso, 2 vagas para lotação em Salvador na Bahia e outras 2 vagas para a cidade de São Paulo/SP.
O cargo exige conclusão de curso de graduação em geologia, engenharia geológica, engenharia hídrica, engenharia de minas, engenharia civil, engenharia ambiental ou engenharia florestal e registro no órgão de classe correspondente.
A Agência de Mineração oferece salário inicial de R$ 9.909,30, por regime de trabalho de 40 horas por semana.
O concurso público será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e do total de vagas abertas, 5% serão reservadas para as pessoas com deficiência e 20% ficam para os candidatos negros.
Inscrição no concurso da ANM
A inscrição deve ser feita pela internet, no site do Cebraspe, a partir das 10 horas do dia 17 de dezembro de 2021 até as 18h do dia 10 de janeiro de 2022. O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 132,00.
O concurso constará de três etapas de avaliação:
Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
As provas objetivas e a prova discursiva serão realizadas no Distrito Federal e nas cidades de Belo Horizonte-MG, Belém-PA, Cuiabá-MT, São Paulo-SP e Salvador-BA no dia 10 de abril de 2022, no turno da tarde, em local e horário a serem publicados no dia 30 de março pelo Cebraspe.
A prova objetiva terá duração máxima de 5 horas e constará de 100 questões distribuídas nas seguintes disciplinas:
Conhecimentos básicos
Língua portuguesa;
Língua inglesa;
Noções de direito constitucional;
Noções de direito administrativo;
Ética no serviço público;
Conhecimentos específicos
Mecânica dos solos aplicada;
Geologia de engenharia aplicada;
Hidrologia e hidráulica de barragens;
Investigação geológico-geotécnica;
Ruptura hipotética de barragens;
Estruturas de barramento para disposição de rejeitos;
Modelagem numérica em barragens;
Instrumentação geotécnica em barragens;
Geofísica aplicada a barragens;
Legislação e normas sobre barragens
O gabarito preliminar da prova objetiva será publicado a partir das 19h do dia 12 de abril, no endereço citado. Já os gabaritos definitivos sairão no dia 06 de maio de 2022.
A prova discursiva valerá 20 pontos e consistirá da redação de parecer, de até 60 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos. O texto definitivo deverá ser manuscrito, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
Já a avaliação de títulos valerá 10,00 pontos com os seguintes critérios a serem pontuados:
Título de doutor nas áreas específicas de geotecnia ou segurança de barragens ou hidrologia: 2,40 pontos;
Título de mestre nas áreas específicas de geotecnia ou segurança de barragens ou hidrologia: 1,20 ponto;
Certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 h/a, nas áreas específicas de geotecnia ou segurança de barragens ou hidrologia: até 1,20 ponto;
Exercício de atividade autônoma ou profissional de nível superior na administração pública ou na iniciativa privada, em empregos/cargos/funções na área a que concorre: 0,65 ponto por ano completo, sem sobreposição de tempo até 5,20 pontos.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Comments