O Instagram quer que você faça uma pausa, mais não é bem uma paaaausa
Todo mundo sabe que passar muito tempo nas redes sociais não faz bem para a saúde. Mas como um dos apps mais viciante do mundo está lidando com isso, visto que precisa de views para exibir seus anúncios faturar? Foi há apenas alguns anos que o Instagram estava se gabando de quanto tempo os usuários gastam no aplicativo. Agora, ele está lançando um recurso para ajudar os usuários a se afastarem.
A função “Faça uma pausa” permite que os usuários agendem lembretes no aplicativo que incentivam um tempo limite após 10, 20 e 30 minutos de uso contínuo. Uma tentativa pouco encorajadora. Pausar não é exatamente o que o Instagram quer.
O novo recurso é habilitável, o que significa que os usuários precisam configurá-lo manualmente. Torná-lo uma configuração padrão provaria que o Instagram leva a sério a contenção do comportamento viciante.
As notícias sobre a plataforma continuam ruins
No mês passado, documentos vazados revelaram que o Facebook sabia que o Instagram tinha efeitos tóxicos em adolescentes, mas minimizou o problema. Pouco depois, ele interrompeu o desenvolvimento do Instagram Kids, uma versão centrada no início do aplicativo.
O Instagram não é a primeira plataforma de mídia social a adicionar recursos para reduzir o uso viciante para crianças:
O TikTok insere vídeos nos feeds dos usuários, incentivando uma pausa quando eles estão rolando há muito tempo
Douyin, contraparte chinesa do TikTok, lançou recentemente pausas obrigatórias de 5 segundos entre vídeos para reduzir o uso viciante
O YouTube tem um aplicativo inteiro chamado YouTube Kids, onde os pais podem definir controles em torno do tempo de tela
(Publicado originalmente no The Hustle)
Opmerkingen