Dos mais diversos segmentos, os influenciadores tem tido um papel importante na difusão da cultura paraense em todo o Brasil
A cultura e a regionalidade do Pará chamam a atenção ao redor do Brasil e do mundo. A culinária, os temperos, as músicas e festas típicas da região são marcas de um estado plural e rico em biodiversidade.
Apesar do tamanho e abrangência do Pará, as maravilhas do estado ainda são pouco divulgadas na mídia. Para conseguir destaque nacionalmente, o Pará conta com um time de influenciadores que compartilham a cultura, originalidade, beleza e o empreendedorismo do estado.
A plataforma Belém Negócios selecionou 8 influenciadores que compartilham sobre as riquezas do Pará e incentivam o empreendedorismo nortista em meio ao mercado nacional.
Confira:
Dina Carmona
Empresária e influenciadora, Dina Carmona, está no mercado digital há mais de 15 anos produzindo um tipo de conteúdo chamado lifestyle ou “estilo de vida”. A influenciadora compartilha com seus mais de 100 mil seguidores o seu dia a dia como mãe, esposa, empresária e influenciadora nortista.
A conexão com a regionalidade, que hoje é evidente, começou em 2020, quando a empresária passou por um processo de ressignificação. Durante o difícil período pandêmico, a influenciadora fez questionamentos a respeito do seu posicionamento no digital e do empreendedorismo feminino nortista.
“Eu já vinha atuando como blogueira, mas na pandemia me questionei sobre o meu posicionamento na internet, meu objetivo e meu propósito, pois é isso que nos move diariamente. Então fiz o projeto, porque decidi me empoderar da minha realidade. Sempre se fala em diversidade, mas nunca das nortistas. Acabamos por viver debaixo dessa invisibilidade. Aí comecei a contar as histórias de mulheres para que nós pudéssemos nos conhecer melhor e enxergar a potência que temos aqui na nossa região”, detalha Dina.
Desde então, através do projeto "Mulheres Fortes do Norte", a empresária auxilia mulheres a empreender a partir do digital e a aceitar e compartilhar a identidade nortista.
Amanda Bastos
Amanda é influenciadora e empresária. Formada em engenharia ambiental pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Bastos começou a sua jornada no digital através da maquiagem. O mundo da beleza chamou a atenção da empresária e a ajudou a superar momentos difíceis em sua vida.
A partir do Studio e Atelier Amanda Bastos, criado em 2018, a empresária cresceu através do aluguel de trajes e da maquiagem. Em 2020, a influenciadora começou no digital e posteriormente passou a ofertar cursos de capacitação e mentorias.
Atualmente, Amanda reinaugurou o espaço Amanda Bastos e segue compartilhando os desafios do empreendedorismo feminino, oferecendo mentorias e investindo em novos negócios.
Visite o Pará - Rômulo Dias
Contador de formação, Rômulo Dias encontrou na necessidade de equilibrar o trabalho e a qualidade de vida, uma oportunidade para criar um produto inovador e inédito na época.
Assim, em 2019, o influenciador criou o perfil "Visite o Pará", que hoje já conta com mais de 400 mil seguidores, além de possuir mais de 800 publicações com dicas de viagem, hospedagem, passeios e restaurantes em todo o estado.
Em 2022, Rômulo decidiu iniciar as pesquisas para realizar uma expedição pelo Pará. A ideia era passar por todos os 144 municípios do estado, mostrando as riquezas e belezas da região.
548 dias, esse foi o tempo que o contador levou para finalizar a viagem por todo o Estado, incentivando o turismo e compartilhando mais a respeito da cultura e do imaginário paraense. Atualmente, a sua conta no Instagram tem alcançado cada vez mais pessoas de dentro e fora do estado e é uma referência para o turismo na região.
Manga Poética - Tiane Melo
Tiane Melo, criadora do perfil Manga Poética no Instagram, é formada em pedagogia e história pela UFPA e é professora municipal em Ananindeua. A influencer faz parte do Espaço Vem, uma rede colaborativa de empreendedoras que trabalham com a economia criativa local.
O Manga Poética conquistou os paraenses aliando o humor a cultura local. Com posts carregados de regionalismos e memórias afetivas, Tiane usou as suas experiências de vida para trazer identificação com o público do Instagram.
Com um movimento mais recente, Tiane passou a compartilhar também os desafios do empreendedorismo feminino nortista em seu Instagram, aliando a sua imagem a abrangência do Manga Poética.
Marcos Melo
O jornalista é o atual presidente da ONG Olívia, uma organização que luta em defesa da população LGBTI+ desde 2014. Através do seu Instagram, Marcos publica suas participações em eventos e chama a atenção dos seguidores para pautas da causa LGBTI+.
Somado a isso, o influenciador promove, juntamente com a ONG Olívia, encontros de empreendedorismo que dão espaço, visibilidade e autoridade para empreendedores que fazem parte da comunidade LGBTI+.
Como parte a ONG, Marcos lidera o Olívia Empreende, que oferece cursos de capacitação para empreendedores. Os temas são Gestão Criativa, Gestão Financeira, Marketing, Planejamento, entre outros.
Amazônia na Cuia - Rafael Barros
O empresário e membro da Comunidade Belém Negócios Rafael Barros começou a sua caminhada no empreendedorismo aos 22 anos ao abrir um negócio com a sua família. Por desejar abrir novos empreendimentos na área da gastronomia e inspirado por sua avó, o empresário decidiu se diferenciar a partir da culinária regional.
Focando na experiência e na necessidade do cliente, Rafael inovou ao combinar a famosa cuia com as comidas típicas da região, criando uma degustação do melhor da culinária paraense acessível para todos que desejam conhecer os sabores da Amazônia.
Hoje, o restaurante paraense está indo para sua segunda unidade na capital e atrai turistas e moradores da região para apreciar a culinária local. Com mais de 400 mil seguidores nas redes sociais, o Amazônia na Cuia compartilha detalhes e curiosidades sobre os sabores Amazônicos e atrai olhares nacionais e internacionais para a região.
Mediciland - Marcos Médici
Com um nome que surgiu por acaso em alusão a um bairro da capital paraense, Marcos Médici cria conteúdo nas redes sociais sobre a culinária paraense. Com mais de 90 mil seguidores no Instagram e mais de 10 mil no TikTok, Marcos espalha conhecimento e dicas gastronômicas em Belém e região.
Médici é curador gastronômico e assessor de diversos chefs e restaurantes paraenses, fazendo com que a culinária amazônica chegue ainda mais longe.
Amanda Campelo
Jornalista e apaixonada por moda, Amanda Campelo compartilha com os mais de 30 mil seguidores, passeios, restaurantes e eventos que ocorrem na capital paraense, difundindo a cultura local com opções criativas de "rolês".
Conhecida pela editoria "Rolês por Belém", Amanda participou da curadoria de passeios turísticos disponibilizados em um guia sobre a capital paraense. A influenciadora também compartilha sobre empreendedorismo feminino atrelado a cultura nortista.
Leia Mais:
Descubra um novo jeito de fazer network e desenvolver novas habilidades com a Comunidade Belém Negócios
Acompanhe todas as notícias do Belém Negócios sobre a COP-30, acesse a Central da COP-30
Belém Negócios lança iniciativa Oficina de Negócios, um ambiente para preparar as empresas para a COP-30
Comments