top of page
Foto do escritorRedação

7 'Novas' Redes Sociais Para Acompanhar Em 2022 (E Depois)

Não se preocupe, Facebook não está na lista. As pessoas estão procurando conteúdo em outro lugar



De acordo com a Pesquisa de Marketing de Mídia Social hubSpot 2022, a maioria dos profissionais de marketing procura por plataformas de mídia social novas ou emergentes semanalmente ou mensalmente.


Quando você visita a App Store ou o Google Play e pesquisa "mídias sociais", há centenas de aplicativos para escolher. Mas, à medida que o pool de plataformas sociais cresce, alguns deles realmente mudarão o jogo para os profissionais de marketing este ano.



Tendências de Mídia Social 2022


As tendências mais quentes das mídias sociais até agora são redes sociais baseadas em áudio e transmissão ao vivo.


O vídeo de transmissão ao vivo (32%) foi a segunda maior tendência que os profissionais de mídia social investiram este ano, atrás do conteúdo de vídeo de forma curta. A pesquisa também revelou que o streaming teve um desempenho melhor do que o esperado para 52% dos profissionais de marketing de mídia social pesquisados.


Isso vem em um momento em que plataformas como Twitch e Discord estão subindo e se expandindo além dos jogos.


Quanto ao áudio, Stephanie Morgan, especialista em mídias sociais e fundadora da agência de marketing Social Lock, vê um futuro brilhante para este novo tipo de comunidade.


"A rede social baseada em áudio é um conceito relativamente novo, mas não vai a lugar nenhum tão cedo", diz ela.


A pesquisa do HubSpot Blog descobriu que 65% dos profissionais de marketing de mídia social classificaram as salas de bate-papo ao vivo entre os três formatos de mídia social mais eficazes.


Observar o crescimento de canais sociais jovens e promissores vai ajudá-lo a determinar quais valem a pena participar e quais não valem o seu tempo.


E, se você acabar se juntando a um novo canal social no início, você pode ter mais tempo para pegar o que o conteúdo promocional funciona lá. Isso vai colocá-lo à frente de concorrentes que lançam suas contas mais tarde e podem se esforçar para chegar a ideias criativas de postagem.


Para ajudá-lo a permanecer na vanguarda das mídias sociais, compilamos uma lista de oito jovens plataformas sociais que você pode querer colocar em seu radar este ano. Todas essas plataformas ganharam uma grande base de usuários, interesse de investidores ou buzz de notícias nos últimos meses.


Para cada plataforma, a hubSpot explicou como funciona, sua base de usuários, o que pode estar prometendo aos profissionais de marketing mais tarde, e como você deve abordá-lo hoje.


Veja a lista de 7 redes sociais emergentes:


1. Twitch



Lançamento do ano: 2011

Número de usuários: 140 milhões de usuários ativos mensais


O Twitch é uma plataforma de streaming ao vivo que permite que os criadores interajam com seu público em tempo real. Seu principal motorista de tráfego vem de entusiastas de videogames.


Os jogadores podem gravar-se jogando jogos populares como Fortnite e Minecraft enquanto o público assiste e se engaja. Alguns criadores também oferecem conteúdo exclusivo para quem escolhe um plano de assinatura pago.


Além do conteúdo do jogo, você encontrará vídeos e transmissões ao vivo relacionadas à culinária, música e quase tudo nesta rede social. O Twitch também oferece shows interativos ao vivo, desde eventos de esports até festivais até seus 30 milhões de visitantes diários médios.


O público do Twitch é jovem, com 70% de seus espectadores entre 16 e 34 anos. Do ponto de vista da marca, é uma grande plataforma de construção de comunidades onde os profissionais de marketing podem se conectar em um nível pessoal com seu público-alvo.



De Q &A a conteúdo de bastidores, existem várias maneiras pelas quais as marcas podem engajar seu público.


De acordo com a HubSpot Blog Research 2021, 75% dos profissionais de marketing de mídia social B2B planejam aumentar seu investimento no Twitch em comparação com 28% dos profissionais de marketing B2C.


Semelhante aos influenciadores em outras redes sociais, os streamers podem ganhar a vida no Twitch através de assinaturas, anúncios e doações.


As marcas podem escolher entre uma variedade de colocações de anúncios, incluindo o carrossel de página inicial e integrações de transmissão ao vivo. Eles também podem patrocinar streamers específicos cujos espectadores são altamente engajados.


À medida que o público do Twitch se diversifica e se expande além dos jogos, isso torna mais fácil para as marcas encontrarem seu caminho. Além disso, as marcas não se limitam a trabalhar com streamers na plataforma. Eles podem construir sua própria presença através de uma conta de marca e recursos como emote, que são emoticons que você pode usar na plataforma.


2. Discord



Lançamento do ano: 2015

Número de usuários: Mais de 100 milhões de usuários ativos mensais


O que antes era uma plataforma de jogos agora evoluiu para um aplicativo de bate-papo expansivo.


Funciona assim: A plataforma opera em servidores, que são grupos comunitários que permitem bate-papo por vídeo, áudio e texto. Cada usuário pode construir seu próprio servidor ou participar de um criado por outro membro.


Quando foi lançado pela primeira vez, Discord era popular entre os jogadores que queriam uma plataforma para transmitir jogos e se conectar com a comunidade de jogos mais ampla. Depois de levantar US$ 100 milhões em financiamento em 2020, a Discord anunciou planos para expandir além dessa comunidade.


Em um post no blog, o co-fundador e CEO Jason Citron compartilhou que seus usuários queriam essa mudança.



"Os jogos foram o que trouxe muitos de vocês na plataforma, e sempre seremos gratos por isso", escreveu Citron. "Com o passar do tempo, muitos de vocês perceberam, e vocalizaram, que simplesmente queriam um lugar projetado para sair e conversar no conforto de suas próprias comunidades e amigos."


A marca passou por uma reformulação da marca e reenquadou suas mensagens para torná-la uma plataforma para todos.


A Discord não faz anúncios na plataforma atualmente, tornando-se um jogo exclusivamente orgânico para marcas. A plataforma de investimento em startups Otis teve grande sucesso nessa arena.


Em um artigo da Digiday, o chefe de marketing da Otis, Cam Lay, compartilhou que eles construíram uma forte comunidade de mais de 600 membros compartilhando dicas e regularmente se envolvendo com os usuários.


Eles também aproveitam sua comunidade para obter feedback e obter insights sobre como seu público se sente sobre seus produtos e serviços.


A Discord oferece às marcas uma oportunidade fantástica para construir lealdade e confiança na marca. Para ter sucesso em uma plataforma como essa, as marcas devem ser investidas em seu público e dispostas a jogar o jogo longo.


3. TikTok



Lançamento do ano: 2017 (Fundado em 2016)

Número de usuários: 1 bilhão de usuários ativos mensais


Em 2018, o aplicativo de sincronização labial, Musical.ly mesclado com um aplicativo semelhante de um ano de idade chamado TikTok. Hoje, agora é mais popular em lojas de aplicativos do que em outras plataformas de mídia social proeminentes e deve atingir 1,5 bilhão em 2022.


Para quem se lembra de Vine ou Musical.ly, o TikTok é como uma mistura dos dois.


A plataforma permite que você filme vídeos curtos que reproduem em um loop repetitivo como Vine. Mas, como Musical.ly ou Snapchat, você pode adicionar efeitos divertidos, filtros AR, texto e sobreposições musicais para raspar as coisas. Como plataformas de vídeo semelhantes, tem sido adotado principalmente por usuários com menos de 30 anos.


Uma vez que você faz um vídeo, o aplicativo também permite que você otimize adicionando hashtags para facilitar a preensão via pesquisa.


Uma maneira de as hashtags terem sido abraçadas no TikTok é através de sua aba "Descobrir". Esta área da plataforma permite que você peneirar através de hashtags de tendências e participar da diversão. Quando você posta um vídeo que responde a um desafio, você pode incluir a hashtag correspondente para que aqueles que seguem o desafio possam ver seus vídeos.


Além de ser amplamente discutido por publicações como o New York Times e Digiday, o aplicativo também ganhou notoriedade de comediantes como Jimmy Fallon. Aqui está um clipe do The Tonight Show onde ele fala sobre o aplicativo e diz aos fãs para competir em seu desafio #tumbleweed:



Além de divertido e divertido, o aplicativo está "vazando para o território da marca", de acordo com Krystal Wu, ex-gerente da comunidade de mídia social da HubSpot. Ela explicou que mais marcas estão na plataforma, acrescentando que: "O Washington Post está no TikTok e eles são muito populares também"


O Washington Post, como ela mencionou, já ganhou mais de 1 milhão de seguidores.


Você esperaria que o jornal posta conteúdo com um tom mais sério ou investigativo. No entanto, o Post mostra um olhar mais leve e nos bastidores de sua redação.


Neste exemplo, um de seus jornalistas luta para subir as escadas ao som de "Electric Feel" da MGMT:


Marcas como Guess também começaram a experimentar com o TikTok.


Para destacar sua nova linha de roupas jeans, a Guess lançou o desafio #inMyDenim incentivando os usuários a publicar vídeos de si mesmos usando guess jeans com a música de Bebe Rexha, "I'm a Mess".


No momento, empresas de moda, publicação e entretenimento estão começando a jogar com o TikTok. À medida que a plataforma cresce, podemos vê-la expandir-se para outras indústrias que são capazes de obter criativo e visual com suas táticas de marketing.


Em 2021, 46% dos profissionais de marketing de mídia social entrevistados em um estudo do HubSpot Blog Research revelaram que o Tiktok oferece roi alto, ficando em terceiro lugar atrás do Instagram e do YouTube. Por essa razão, 93% dos profissionais de marketing que alavancam o TikTok planejam aumentar seu investimento ou continuar investindo o mesmo valor em 2022.


Embora você ainda não queira concentrar todos os seus recursos de mídia social no TikTok, é um ótimo momento para se familiarizar com o aplicativo e começar a experimentar alguns vídeos divertidos.


Você também pode tentar pensar em alguns desafios ou ideias de vídeo que possam se alinhar bem com sua marca e o público jovem da plataforma. Se você ver alguma marca que esteja em um espaço semelhante ao de você, siga-as para obter alguma inspiração adicional.


4. Clubhouse



Lançamento do ano: 2020

Número de usuários: 10 milhões de usuários semanais ativos


Ao contrário dos sites tradicionais de mídia social Facebook ou Twitter, que fornecem uma plataforma assíncronónica para comunicação e compartilhamento de conteúdo, o Clubhouse aproveita conectividade síncronenta e somente de áudio entre o público e os alto-falantes.


Não é bem um podcast, mas uma maneira mais pessoal de compartilhar informações com seu público que pode falar com você em tempo real.


Você deve estar se perguntando "O que realmente acontece no Clubhouse?" E a verdade é que é um pouco de tudo. Temas como começar um negócio de grandes capitalistas de risco, discussões de relacionamento organizadas por celebridades e até clubes de comédia por comediantes em ascensão todos encontram seu caminho na frente de audiências ao vivo.



Parte do tumulto repentino sobre essa nova rede social surgiu da forma como contradisse todas as outras plataformas sociais disponíveis hoje.


Foi apenas para convidados - a antítese de como chegamos a entender e alavancar as mídias sociais. Os desenvolvedores do aplicativo disseram que queriam obter o Clubhouse pouco antes de liberá-lo ao público, mas os usuários que já faziam parte do grupo serviam como guardiões de milhares de conversas que aconteciam diariamente.


Como o Clubhouse pode funcionar para profissionais de marketing e marcas? Isso ainda está para ser determinado, mas os profissionais estão experimentando agora. A corrida para decifrar o código no Clubhouse é rápida, pois os criadores de conteúdo estão construindo rapidamente seus públicos na esperança de garantir oportunidades de monetização quando estiverem disponíveis.


Não sabe como aproveitá-lo? Considere hospedar um grupo de foco informal, iniciar uma conversa sobre um artigo de blog de alto tráfego que sua empresa publicou ou contribuir para uma conversa hospedada por um líder de pensamento em seu setor.


5. Twitter Spaces



Lançamento do ano: 2020

Número de usuários: Não especificado


Semelhante ao Clubhouse, o Twitter Spaces é uma versão beta do mais novo recurso de áudio do aplicativo. Essa alternativa de bate-papo por voz aos tradicionais tweets de 280 caracteres da plataforma social está aberta para qualquer pessoa com um dispositivo iOS, mas apenas um grupo seleto de pessoas escolhidas pelo Twitter pode criar seu próprio espaço para iniciar uma conversa.


Embora o aplicativo seja semelhante à Clubhouse, o Twitter está se aventurando neste novo território somente de áudio para descobrir oportunidades e ameaças neste tipo de comunidade. O Clubhouse abordou seus desafios com a aplicação dos padrões da comunidade – uma oportunidade que o Twitter quer descobrir para tornar a plataforma segura para todos.



Morgan prevê algumas informações promissoras sobre a mais nova rede social somente de áudio pelo Twitter,


"Os espaços serão uma grande característica no Twitter porque já é uma plataforma não visual, amigável ao diálogo", diz ela.


Ela antecipa que a realização de discussões ao vivo, sessões de treinamento e Q&A de clientes pode ser alguns casos de uso para as empresas utilizarem o Twitter Spaces assim que for lançado ao público.


6. Caffeine



Lançamento do Ano: Fundado em 2016 e revelado em 2018

Número de usuários: Não especificado


Caffeine.tv, uma plataforma construída por ex-designers da Apple, permite criar transmissões ao vivo para amigos e seguidores. As transmissões aparecem em um feed onde você pode dar uma reação de emoji ou responder com comentários.


Juntamente com transmissões de vídeo ao vivo, você também pode transmitir seu computador ou telas de TV enquanto joga videogames. Isso faz da Cafeína um possível concorrente para o serviço de streaming de jogos um pouco mais antigo, Twitch.tv. Semelhante ao Twitch, que oferece dinheiro para altas visualizações ou assinaturas, a Cafeína lançou um programa de monetização que recompensa emissoras envolventes.


A empresa ainda não especificou números de usuários, mas seu perfil no Crunchbase revela que tem mais de US$ 290 milhões em investimentos até agora.


Além do interesse dos investidores, a plataforma está começando a fazer ondas. Em 2019, a plataforma foi usada para transmitir os X Games 2019 em Aspen. Em 2021, a Ultimate Rap League e o músico Drake usaram o aplicativo para transmitir o evento de aniversário do rapper.



O sucesso da cafeína até agora demonstra como as plataformas de vídeo e vídeo ao vivo estão ganhando adoção rápida de públicos mais jovens, especialmente na faixa etária Gen-Z. Se o aplicativo continuar a ganhar interesse, os profissionais de marketing podem considerar usá-lo para mostrar sua marca através de uma variedade de estratégias, como conteúdo de bastidores, Q &A ou outros vídeos ao vivo.


Esta plataforma também pode ser útil para os profissionais de marketing em uma ampla variedade de indústrias, incluindo notícias, entretenimento, jogos e esportes.


Se a transmissão ao vivo pode ajudar sua empresa a espalhar a consciência de um produto, talvez seja um bom momento para se familiarizar com cafeína e Twitch.


À medida que você aprender mais sobre as plataformas, certifique-se de determinar se seu público está realmente usando qualquer uma delas e para que elas as estão usando. Você também deve verificar o que marcas semelhantes estão fazendo se você encontrar alguma com contas ativas.


Se você tem uma ideia para uma transmissão ao vivo que parece muito fora do comum para Facebook ou Instagram, cafeína pode ser um lugar interessante para testá-lo. Como a plataforma é nova, pode não haver muitas normas ou regras associadas ao que o conteúdo funciona ou não ainda funciona.


7. Instagram Reels



Lançamento do ano: 2020

Número de usuários: Não especificado


Não podemos negar que o TikTok mudou o jogo para as mídias sociais desde sua estreia em 2017. Ainda está na nossa lista este ano, pois a plataforma continua a se reinventar e expandir para novos públicos.


Em 2019, o Facebook tomou conhecimento da tendência do TikTok e respondeu com Lasso, mas terminou o esforço para abrir espaço para bobinas do Instagram.



Reels agora está em concorrência direta com o TikTok, oferecendo uma funcionalidade semelhante de criação de vídeo. Os usuários do Instagram podem criar vídeos adornados com efeitos especiais, música e transições notórias para manter os usuários em um loop.


Como os rolos podem funcionar para o seu negócio? Desde o compartilhamento de lançamentos de produtos até guias de como fazer, os Bobinas podem ser um método atraente para as marcas fazerem uma presença com o público da Geração Z. Se você não sabe como começar, o Impacto Social tem alguns exemplos divertidos e informativos de como usar bobinas.


Não sabe como aproveitar esse novo recurso do Instagram? Comece com sua marca. Bobinas são um tipo divertido de conteúdo que pode exibir a personalidade da sua marca. Você não precisa de equipamentos de câmera chiques ou um diretor para publicar conteúdo que tenha o fator viral.


Quer saber mais? Siga o Belém Negócios no Instagram e no Google News.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page