Todos os truques de produtividade do mundo não podem ajudar quando seu cérebro está lutando contra seus melhores instintos. Em vez de lutar contra seu cérebro, aqui estão algumas dicas que você pode tentar para ser mais gentil consigo mesmo
POR KRYSTINA MARTINEZ — ZAPIER
Há um prazo iminente e, em vez de ser alimentado pela crise de tempo, como de costume, estou olhando para um Google Doc em branco. Não consigo formular as palavras para um tópico com o qual estava animado apenas alguns dias antes. Meu peito dói, e tudo o que consigo pensar é em mudar todas as 231 das minhas senhas, porque se eu não fizer isso, algo ruim vai acontecer.
Estou ciente da ironia. Escrevo artigos sobre como usar o Zapier para automatizar o trabalho e melhorar sua produtividade. Eu experimento e testo muitas das soluções que recomendo. Mas eu também tenho ansiedade e depressão há 13 anos, então eu sei que quando estou afundado, poucas estratégias me ajudam a me vir.
Aqui estão algumas dicas que você pode tentar para ser mais gentil consigo mesmo e fazer pelo menos uma coisa.
1. FAÇA MENOS
Existem todos os tipos de sistemas para priorizar seu trabalho. No entanto, o número de tarefas que você pode fazer malabarismos diminui significativamente quando está esgotado, deprimido ou estressado. Como você luta contra isso?
Você não tem. Você faz menos.
Ou, no mínimo, você se compromete com menos. Sempre que fazemos planejamento trimestral na Zapier, nossos gerentes enfatizam o compromisso com menos coisas, se isso significar que realizaremos mais do que nos propusemos a fazer. Se você pensar nisso de uma perspectiva percentual, completar duas das 10 tarefas é uma taxa de conclusão de 20%. Mas eliminar duas em cada três tarefas é uma taxa de conclusão de 66%.
Claro, às vezes você nem faz essas duas coisas. Tudo bem. Para mim, tenho sorte se conseguir tomar banho, comer alguma coisa e aparecer no trabalho quando minha ansiedade estiver alta ou a depressão me retardar. Então é isso que eu faço: eu tomo banho. Eu como. Eu apareço no trabalho. Tudo o mais que eu preciso fazer é opcional, mesmo que isso signifique que os pratos se acumularão.
2. SIMPLIFIQUE SUAS PRIORIDADES
Na mesma linha, como você prioriza as tarefas que decidiu quando seu cérebro está lutando sozinho? Mantenha simples. Você não precisa de uma estratégia de priorização complicada.
Pessoalmente, uso uma estrutura de priorização do livro Making Ideas Happen. O livro visa especificamente criativos que geram ótimas ideias, mas são uma bagunça quando tentam executar. Estou uma bagunça quente, então acho que pode funcionar para mim.
Essencialmente, você classifica suas tarefas em três baldes:
Etapas de ação são as tarefas que você precisa fazer para avançar em algo. Se você não fizer isso, está segurando as coisas.
Itens em segundo plano são aquelas tarefas que são importantes, mas não necessariamente bloqueiam o trabalho que você está fazendo.
Referências são coisas suplementares que podem informar suas tarefas, como documentos do projeto, blogs internos ou qualquer coisa que exija que você reserve um tempo para ler.
Em um bom dia, as etapas de ação são abordadas primeiro, depois você passa pelos itens em segundo plano se tiver tempo, e pode ignorar principalmente as referências, a menos que decida bloquear o tempo uma vez por semana para lê-las.
Quando estou ansioso ou deprimido, me concentro apenas em etapas de ação com um prazo. Se não houver data de vencimento, ele pode esperar. Achei este sistema útil para mim porque meu cérebro ansioso muitas vezes não consegue priorizar nada que não esteja explicitamente definido. Eu até tenho um filtro no meu aplicativo de tarefas chamado “coisas que eu preciso fazer bem miau” para que eu possa acompanhar.
Se você está se sentindo esgotado, agora não é a hora de seguir em frente. É melhor prometer e entregar demais quando seu cérebro tiver feito check-out.
3. LIMITE O NÚMERO DE APLICATIVOS QUE VOCÊ ACESSA
Gostamos de pensar que somos bons em multitarefa, mas não somos. E por experiência pessoal, minha capacidade de alternar de contexto de uma conversa no aplicativo de bate-papo da minha equipe para escrever um artigo é abismal quando meu cérebro está frito.
É provável que você use mais de um aplicativo para o seu trabalho diário, como um sistema de gerenciamento de projetos para tarefas, bate-papo em equipe com seus colegas de trabalho ou e-mail para pessoas fora da sua organização. Embora você não possa simplesmente parar de usar esses aplicativos, você pode rotear muitas dessas informações para um só lugar, para não precisar se lembrar de verificar tudo.
Você pode usar um Zap - o que chamamos de fluxos de trabalho automatizados que você cria com o Zapier - para agilizar suas tarefas no aplicativo de sua escolha. Por exemplo, envio todas as tarefas do meu blog para o meu aplicativo de tarefas. Se algo não estiver lá, eu não faço isso.
O Zapier permite que você envie automaticamente informações de um aplicativo para outro, ajudando você a reduzir tarefas manuais. Saiba mais sobre como o Zapier funciona ou confira 5 maneiras de automatizar sua lista de tarefas.
4. DESLIGUE AS COISAS
A sobrecarga de informações é real em circunstâncias normais. (Veja as notificações no seu telefone.) Quando você não está se sentindo melhor mentalmente, não pode processar a mesma quantidade de informações que faria normalmente.
Uma vez, meu cônjuge estava me dando várias opções para escolher em relação aos nossos planos de fim de semana com sua família. Eu não conseguia me concentrar nas informações básicas que ele estava me dando porque minha ansiedade estava obscurecendo meu cérebro.
Quando há uma mangueira de fogo de informações vindo em sua direção, você precisa virar a torneira para um gotejamento. Desligue o máximo de distrações que puder para se concentrar.
Eu sei que é mais fácil falar do que fazer. Não tenho autocontrole, então uso um aplicativo chamado Focus (um dos muitos aplicativos para bloquear distrações). Quando eu ligá-lo, ele fechará todos os meus aplicativos que distraem no meu computador, como o Slack, para que eu possa me concentrar na tarefa em questão. E os smartphones Android e Apple têm modos de foco que permitem controlar alertas e notificações para aplicativos específicos, para que você veja apenas aqueles que considera importantes.
Se há tecnologia que está estressando você desnecessariamente, desligue-a. Encontre a coisa que vai acalmá-lo, para que você possa se concentrar em uma tarefa de cada vez.
5. PEÇA AJUDA
O que é pior do que se sentir uma porcaria? Sentir-se uma porcaria e ter que agir como se tudo estivesse bem. Então não.
Seu primeiro instinto pode ser esconder como você está se sentindo porque não está tossindo doente, ou pode não querer que as pessoas pensem que você não consegue lidar com as coisas. Eu costumava fingir doente em vez de admitir que precisava de um dia de saúde mental. Mas se seu gerente e colegas de trabalho não sabem o que está acontecendo, eles não têm contexto para sua diminuição da produtividade e humor.
Fingir até que você faça isso também é perigoso quando você está em um lugar baixo, porque acabará no caminho mais rápido para um colapso nervoso. Falo por experiência própria.
As pessoas são mais compreensivas sobre questões pessoais ou de saúde mental do que pensamos. Então diga ao seu gerente o que está acontecendo. Eles podem ajudá-lo a redefinir seu trabalho para se concentrar em menos tarefas, oferecer assistência quando precisar e até sugerir folga.
Eu sei que isso é difícil. Ninguém gosta de admitir quando precisa de ajuda. Mas não é um sinal de fraqueza. Em vez disso, pense nisso como dar ao seu gerente um bom aviso de que você não está no seu melhor agora. É melhor que eles ouçam de você do que descobrirem através de um prazo perdido.
Se você estiver confortável e tiver um relacionamento de confiança com alguns colegas de trabalho, avise-os também. Eles podem ajudá-lo quando você está se sentindo sobrecarregado, seja contribuindo ou apenas dando um ouvido encorajador. Por exemplo, meus amigos Justin e Hannah me ajudam a pensar em como formular ideias quando não consigo escrever.
Não peça ajuda também no trabalho. Peça ajuda aos seus entes queridos em casa. Procure ajuda profissional dos médicos também, se chegar àquele lugar.
6. SAIBA QUANDO IR EMBORA
Mas e se o trabalho não for acomodado? Se for demais, considere se você precisa ficar na sua posição atual ou ir embora.
Eu percebo que é um privilégio que nem todo mundo tem. Tenho sorte de estar em um lugar onde posso ser honesto com meus gerentes. E, pessoalmente, nunca estive em um lugar onde pudesse simplesmente deixar um emprego sem me preocupar com o impacto financeiro. Eu simpatizo completamente com qualquer pessoa naquele lugar.
No entanto, cometi o erro muitas vezes na minha carreira de priorizar o trabalho em detrimento da minha própria saúde mental. Escondi-me em barracas de banheiro em trabalhos anteriores para esperar meus ataques de ansiedade. Através de várias experiências de trabalho traumáticas, aprendi que o único que pode e cuidará de mim sou eu - e minha equipe de saúde mental.
SEJA GENTIL CONSIGO MESMO
Em última análise, se você está se sentindo esgotado, ansioso ou lutando com sua saúde mental, dê a si mesmo um pouco de gentileza. Estamos todos tentando fazer o nosso melhor, mas não podemos ser produtivos o tempo todo - e esse não é o ponto. Você só tem um cérebro, e nenhum trabalho é mais valioso do que seu bem-estar mental.
Comentários