top of page

400 apartamentos modulares serão construídos para a COP-30 em Belém; investimento de R$ 200 milhões

O condomínio será chamado de "Vila Líderes" e ficará localizado na Avenida Júlio César com a Brigadeiro Protásio

400 apartamentos modulares Belém COP-30
Avenida Júlio César. Foto: Ascom Seurb

Segundo informações do jornalista Mauro Bonna, está orçada em R$ 200 milhões a construção de 400 apartamentos modulares que servirão de hospedagem para a COP-30. O condomínio será chamado de "Vila Líderes" e ficará localizado na Avenida Júlio César com a Brigadeiro Protásio.


Ainda segundo o jornalista, após o evento, o local será transformado em estrutura administrativa para o Governo do Pará.


Construções modulares


Construção modular é um método de construção civil que se baseia em módulos individuais que são pré-fabricados em linha de montagem e instalados no local da obra. Estes módulos podem ser feitos de madeira, vidro, concreto, aço/steel frame e outras matérias-primas utilizadas na construção pré-fabricada.


Desse modo, essa metodologia comporta diversas técnicas e é eficiente para a produção industrial por permitir processos simultâneos. Assim, os custos são reduzidos, bem como o prazo da obra.


Em Belém, o Governo do Estado inaugurou o Espaço COP-30, uma construção sustentável produzida com tecnologia modular pela empresa Quick House. O sistema construtivo Steel Panel, em consonância com a proposta do evento acerca da sustentabilidade, utiliza placas de aço, dispensando o uso de cimento e argamassa, reduzindo o consumo de água, energia e emissão de CO2. O projeto da COP-30 inclui ainda placas solares, captação e reaproveitamento de águas pluviais, materiais de acabamento e mobiliários com baixo impacto ao meio ambiente.


O local fica ao lado do Palácio do Governo e vai reunir os coordenadores das ações relacionadas à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima no Estado, além de consultores, representantes do Governo Federal e demais profissionais envolvidos no planejamento e realização do evento que acontece em novembro de 2025, na capital paraense.


Interesse no mercado paraense


Além da atuação da Quick House na construção do Espaço COP-30, outras empresas de construção modular visam o mercado paraense. Representantes da CMC Modular se reuniram com a SEDEME e a CODEC em janeiro deste ano para discutir sobre a evolução do projeto de implantação de uma sede da empresa no Pará.


A empresa já passa por apoio técnico e jurídico, e neste encontro, os empresários contaram com a aproximação realizada pela CODEC, com a SEDEME, que dispõe dos incentivos fiscais às empresas que se instalam no Estado do Pará.



Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page