No Brasil, cerca de 79% dos novos negócios são micro ou de pequeno porte. Grande parte desses novos empreendedores não estão preparados para gerir um negócio, principalmente por não desenvolverem duas habilidades essenciais, que são: planejar e controlar.
Esses são dois pré-requisitos que todo empreendedor precisa adquirir. Do contrário, poderá correr grande risco de fracassar nos dois primeiros anos de sua jornada.
A facilidade de formalizar um empresa não elimina o fato de que ‘é preciso está preparado’. Detalhamos a seguir os dois segredos chaves para profissionalizar e garantir a sustentabilidade do seu negócio a longo prazo. Confira:
1. Planejamento
Todo negócio precisa de planejamento. Estudar o mercado, avaliar a concorrência direta e indireta e pesquisar produtos/serviços o levará a entender melhor o chão que estará pisando, e eliminará expectativas.
Estas são algumas das informações que você obterá durante a fase de planejamento:
- Mercado consumidor;
- Público alvo;
- Foco e Localidade;
- Demanda pelo serviço ou produto e
- Estratégias de marketing de vendas.
O planejamento não deve apenas fazer parte do período anterior à abertura do negócio. O empreendedor deve planejar cada passo, cada ciclo. Planeje sempre.
2. Controle
Controlar é essencial. Mas é preciso saber como armazenar as informações, a partir daí saberá como utilizá-las.
O controle sobre todos os setores do seu negócio o ajudará a manter os pés firmes e ter uma ampla visão sobre os seguintes processos.
- Gestão financeira;
- Identificação de gaps (problemas);
- Foco em produtos e serviços mais vendidos;
- Gestão de pessoal e
- Direcionamento eficaz em captação de clientes.
Controlar informações é uma atividade rotineira. Organize o máximo que puder. Invista em tecnologia, experimente aplicativos e sistemas para acessar os dados com facilidade.
Comentários